![]() |
Alunos
precisaram identificar um problema do mundo
real e
criar solução inovadora. Foto: Divulgação
|
Alunos da Rede
Municipal de Rio das Ostras participaram da etapa regional do Torneio Sesi de
Robótica First Lego League. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o evento
aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro na Escola Firjan Sesi, em Duque de
Caxias, reunindo 33 equipes formadas por alunos de escolas das redes
particulares e públicas.
“Foi uma bela
oportunidade de compartilhar o que desenvolvemos em 2019 e estrear em 2020.
Aprendemos muito sobre as necessidades de tecnologia em cidades inteligentes.
Oportunidades como essa impulsionam o movimento maker e ainda as estratégias
inovadoras para uma aprendizagem significativa”, afirmou Luemy Ávila,
coordenadora do Projeto de Inovação e Robótica Educacional de Rio das Ostras.
Batizada de
City Shaper, a temporada propôs aos estudantes o desafio de criar soluções
sustentáveis para construir cidades cada vez melhores. Especialistas e técnicos
analisaram a pesquisa, o design, a programação, o trabalho em equipe e as
missões robóticas apresentadas pelas equipes.
![]() |
Competição
regional contou com a participação
de alunos
de Rio das Ostras. Foto: Divulgação
|
COMPETIÇÃO –
Na prática, o Torneio First Lego League não envolveu apenas o desafio de
construir e competir com robôs. Os projetos constituíram uma oportunidade para
os alunos atuarem como cientistas, inventores ou engenheiros. Isso porque eles
precisaram identificar um problema do mundo real e criar uma solução inovadora,
apresentando esse projeto de pesquisa para os juízes da competição.
Além de
apresentar o projeto de pesquisa, os alunos-competidores ainda passaram por
‘rounds’, nos quais deviam construir e programar um robô autônomo Lego
Mindstorm para desempenhar as missões. As tarefas podiam ser navegar, capturar,
transportar, ativar ou entregar objetos em uma mesa, sobre o tapete específico
da temporada. As equipes tinham direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos
cada, para execução.
EDUCAÇÃO
PARA O FUTURO – Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Rio
das Ostras, Mauricio Henriques, a participação da Rede Municipal num evento
como esse, que reúne centenas de alunos de escolas públicas e privadas de todo
o estado do Rio de Janeiro, indica que a Cidade está no caminho certo.
“Trabalhamos muito para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade. Um
ensino que os coloque em situação de igualdade de competição com qualquer outro
aluno de mesmo ano de escolaridade, seja da rede pública ou privada”,
sentenciou


0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!