Tomando como
base somente os perfis das 50 maiores empresas do mundo, a audiência do
Instagram ultrapassou a do Facebook no último trimestre de 2019. A conclusão é
de um estudo feito pelo Socialbakers, dos Estados Unidos, e indica uma tendência de
as empresas usarem cada vez mais o Instagram em detrimento do Facebook. Cabe
observar que, do ponto de vista de concorrência, isso não representa necessariamente
um conflito — as duas plataformas pertencem ao próprio Facebook.
Apesar de os
times de marketing dessas 50 empresas terem feito mais publicações no Facebook,
foi no Instagram que elas obtiveram mais resultado de engajamento. “Agora é
oficial: o Instagram tem audiência maior que o Facebook no universo dessas 50
empresas. O resultado não foi uma surpresa. O que foi inesperado no quarto
trimestre de 2019, no entanto, foi a queda relativa no engajamento durante o
período de festas de fim de ano. Este é um aviso para as marcas de que elas
precisam ter uma compreensão mais profunda de quais tipos de conteúdo seus
públicos consideram mais atraente”, analisou Yuval Ben-Itzhak, CEO da
Socialbakers.
Alguns setores
tiveram desempenho mais animador do que outros. Por exemplo, a categoria de
Serviços teve desempenho 66,7% melhor no Instagram no 4º trimestre de 2019 em
relação ao trimestre anterior do mesmo ano. Por outro lado, a categoria Fashion
teve queda de 19,4%.
A título de
curiosidade, no aspecto demográfico as mulheres são maioria dos seguidores
dessas 50 marcas de grande popularidade. Elas representam 58% do público no
Instagram e 56,7% no Facebook.
Takeaways
Estudo do
Socialbakers que levou em conta as 50 maiores empresas do mundo mostra que,
embora elas tenham sido mais ativas no Facebook no último trimestre de 2019,
foi no Instagram que o engajamento foi maior. Essa tendência deve se estender
para as empresas de modo geral.
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