Técnicas de
gamificação são utilizadas por gestores para trabalhar aspectos sociais como
interação e convivência, além de aspectos cognitivos, como concentração e
estratégia.
RIO DE JANEIRO
– As unidades do Senac Niteroi, Senac Marapendi e Senac Botafogo lançam o curso
de Gamificação, utilizando jogos analógicos. O material aborda conceitos
básicos de game design e teorias comportamentais, de forma que os participantes
terão a oportunidade de entrar em contato com diversos temas relacionados não
só à produção de jogos, mas também psicologia, motivação e engajamento. As
inscrições já estão abertas para as turmas de Janeiro e Fevereiro.
Com duração de
48 horas, podem participar estudantes que queiram aprofundar-se no tema
Gamificação, além de profissionais que desejam utilizar o curso para aplicar
técnicas em suas empresas, instituições e cargos de liderança, baseando-se nas
mais modernas práticas do mercado atual.
Em sala de
aula, a turma aprende sobre a história da gamificação e jogos analógicos;
técnicas para solução de problemas com gamification, definindo o tema, o
gênero, as regras; se o jogo será competitivo ou colaborativo, como serão os
personagens e jogadores, e todos os demais elementos.
O “jogo” físico
e presencial, mais que uma brincadeira, trabalha aspectos sociais como
interação e convivência; além dos aspectos cognitivos, como concentração e
estratégia. Muitos jogos podem envolver ainda aspectos motores pois os
jogadores podem precisar de movimentos (mimica, imitação etc). Ao jogar em
grupo, também desenvolvem habilidades intelectuais como o reconhecimento de
regras, a construção de hipóteses e a capacidade de planejamento e decisão.
O que o
aluno irá aprender?
ü Gamificação:
Conceito e Aplicações.
ü História
da gamificação e cases de sucesso.
ü Boardgame:
Conceito e Aplicações.
ü Procedimentos
e estratégias de gamificar.
ü Storyboard.
ü Mecânica,
estética e narrativa.
ü Elemento/Componentes
de jogos.
ü Pontos,
conquistas e ranking.
ü Psicologia
motivacional.
ü Perfil/Tipos
do Jogadores.
ü Resultados:
Estimação e avaliação.
Além dos jogos
que façam os indivíduos se divertirem, se integrarem, há um amplo mercado para
quem precisa com que os jogadores pensem ou demonstrem conhecimento. É possível
customizar de acordo com o público-alvo de uma empresa, levando em conta
questões como nível de instrução, disponibilidade de tempo dos funcionários
durante os turnos de serviço, questões mais relevantes que precisavam ser
abordadas, etc.
O curso tem
duração de 12 aulas com 4 horas por dia (aproximadamente 02 meses) e conta com
diversos insumos, como fichas, peões, dados, cards, cubos para conhecer, testar
e desenvolver o roteiro do jogo e sua execução.
Para quem é
este curso:
ü Este
é um curso imprescindível para para gestores de projetos, gerentes de áreas,
profissionais de RH, profissionais da área de educação e pedagogia.
ü Profissionais
que desejam criar projetos de gamificação para empresas de ramos diversos ou
gamificar processos já existentes.
ü Profissionais
que desejam aplicar a gamificação nas atividades rotineiras de uma equipe ou
departamento.
ü Profissionais
em cargos de liderança, de todas as áreas, que desejam engajar grupos de
colaboradores e/ou educá-los sobre novas rotinas.
ü Educadores
interessados em novas formas de transmitir conhecimento e conteúdo.
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