Professor
Valmir com alguns dos alunos da oficina de robótica
educacional
da Escola Vereador Pedro Moreira dos Santos.
Foto: Mauricio Rocha
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Aprender a elaborar e a
desenvolver projetos, buscando soluções colaborativas, sem esquecer a
sustentabilidade. Todas essas habilidades são aprimoradas nas oficinas de
robótica educacional que envolvem cerca de 400 alunos de 10 unidades de ensino
da Rede Municipal de Rio das Ostras. Afinal, nessas aulas, realizadas no
contraturno, os estudantes não aprendem apenas a usar a tecnologia, mas também
conquistam competências como a de trabalhar em grupo.
“Nas oficinas desenvolvem várias
habilidades cognitivas, aprendendo sobre prototipagem, design, mecânica,
engenharia, programação e códigos. Mas o aprendizado não se limita à área
lógica, uma vez que aperfeiçoam também habilidades comportamentais, como a
capacidade de escutar e argumentar para buscar resultados colaborativos”,
explica Luemy Ávila, coordenadora do Projeto de Inovação e Robótica
Educacional.
Com as aulas, estudantes do 6º ao
9º ano do Ensino Fundamental passam de usuários da tecnologia a autores de
projetos e soluções nessa área. “A Educação Maker, que incentiva o fazer,
atende a essa geração que tem o desejo de criar e grande interesse por games e
robôs”, enfatiza Valmir Leandro Pio, professor da oficina de robótica da Escola
Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos.
Segundo o professor, durante as
oficinas os alunos utilizam e aprimoram conteúdos de Matemática e Física, mas
também de Língua Inglesa, já que muitos termos da prototipagem são nesse
idioma. “Eles aprendem ainda sobre o valor da sustentabilidade, com a
utilização de baterias e outros materiais reciclados”, completa Valmir.
CRIATIVIDADE – A
oficina de robótica da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos
atende, em dois turnos, a 30 estudantes. Entre eles estão Pablo da Silva Izabel
e Anthony Victor, que cursam o 9º ano e tiveram um trabalho selecionado para a
XIII Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro
(Fecti), marcada para os dias 6 e 7 de dezembro.
“Criamos um robô, o R-Botanc, para
chegar a áreas de difícil acesso levando suprimentos até as vítimas de
acidentes e catástrofes naturais”, conta Pablo, de 16 anos. “Por meio desse
projeto, buscamos conscientizar a população acerca dos fatos que se passam na
atualidade e alertar sobre a responsabilidade individual na preservação do
planeta”, completa Anthony, que tem 15 anos.
Enquanto alguns alunos constroem
protótipos, outros fazem games. “Precisamos pensar no cenário, personagens,
ferramentas e objetivos. Desenvolvi um jogo com um foguete que recolhe
satélites fora de uso em órbita, oferecendo uma solução para o lixo espacial”,
lembra Kauã Moura, de 16 anos, aluno do 8º ano da Vereador Pedro Moreira dos
Santos. Com o projeto, ele conquistou o terceiro lugar do CriaBrasil na
Categoria Criação de Games.
A estudante Virgínia Machet, de 11
anos, vem aprendendo muito mais do que a realizar protótipos e games. “O que
seria jogado no lixo pode se transformar em peça de robô ou de um carrinho que
se movimenta. Na oficina trabalhamos sempre com a reciclagem”, enfatiza
Virgínia, aluna do 6 º ano na escola localizada na Extensão do Bosque.
Tantas boas ideias acabaram
motivando a realização do “Pedro Makers”, que vai ajudar os alunos a colocar em
prática seus projetos criativos. Tudo isso com o apoio dos participantes das
oficinas de robótica. O evento acontece na tarde da próxima terça-feira, dia
19, na Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos.
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