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Empresa americana foi a única a apresentar proposta e fica com
concessão de terreno de Deodoro por 35 anos
O Rio Motorsports foi o vencedor do edital de concorrência para
construção do novo autódromo do Rio de Janeiro em Deodoro, que se chamará Rio
MotorPark. Liderado pela empresa americana que dá nome do consórcio, o grupo
fica com a concessão do terreno na zona oeste pelos próximos 35 anos e terá a
responsabilidade de edificar uma pista com capacidade técnica para receber as
principais provas do automobilismo mundial, dentra elas Fórmula 1 e MotoGP.
Além de parque esportivo, o modelo econômico prevê parcerias com
empresas do setor de Combustíveis e Lubrificantes de alta perfomance para
desenvolvimento e aprimoramento de produtos. Da mesma forma, o empreendimento
contará com espaços voltados para a indústria automobilísticas na realização de
testes de automóveis e aperfeiçoamento de peças e outros componentes.
"A conquista de hoje é a contemplação de um trabalho que teve
início há mais de 4 anos. Juntamos o que há de melhor no mundo em termos de
capacidade técnica para garantir ao Rio de Janeiro um autódromo com o que há de
mais moderno no esporte a motor em todo o planeta” garantiu o CEO da empresa,
JR Pereira.
O plano apresentado contou com a participação de empresas renomadas no
universo esportivo. O projeto de engenharia e arquitetura ficou à cargo do
Tilke Engineers & Architects, do alemão Hermann Tilke, responsável pelo
Circuito de Sepang, na Malásia, Circuito das Américas, nos Estados Unidos,
Xangai, na China, Sochi, na Rússia, dentre outros. A concepção de traçado e
segurança foi desenhado em coordenação com a MotoGP e Fórmula-1
“A proposta que trouxemos para o Rio busca apresentar um desenho de
uma pista moderna, dinâmica e cheia de emoção. Ao mesmo tempo, pensamos em um
espaço com uma multidisciplinaridade que permita uma gama bastante ampla de
utilização em outros esportes, atendendo toda comunidade da região”, explicou
Tilke.
A construção do empreendimento será efetuada pela construtora
espanhola Acciona. A alemã Sporttotal, experiente na operação de autódromos,
como o de Nurburgring, e a brasileira Golden Goal, especializada em gestão e
marketing esportivo, também integram o consórcio vencedor na concorrência.
“Esse equipamento será um divisor de águas para o Rio de Janeiro. O
potencial de retorno para a população em termos de receita, emprego e desenvolvimento
é gigante. Após Copa e Olimpíadas, esse é a principal conquista esportiva do
município”, ressaltou Carlos Eduardo Ferreira, CEO da Golden Goal.
O autódromo, que terá capacidade de 80 mil lugares fixos, podendo
ultrapassar 135 mil com estruturas provisórias, contará com uma pista de 4,5 km
de extensão. Está prevista uma estrutura com 36 boxes, paddock com para 5 mil
VIP’s e centro de imprensa para mais de 400 jornalistas. O tempo de construção
previsto gira em torno de 16, 17 meses, que poderá ser reduzido em um cenário
otimista.
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