Saúde de Macaé atende pacientes que buscam perder peso | Rio das Ostras Jornal

Saúde de Macaé atende pacientes que buscam perder peso


Grupos têm acompanhamento especializado e
 suporte psicológico Foto: João Barreto
Emagrecer não é fácil. Dados do Ministério da Saúde, de junho desse ano, apontam que uma pessoa em cada cinco (18,9%) acima de 18 anos é obesa e mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) está com excesso de peso. Apesar da incorporação de hábitos saudáveis, o problema ainda aflige muitas pessoas que buscam ajuda para reduzir o peso. Em Macaé, a prefeitura disponibiliza o Ambulatório Especial de Obesidade que atende um número cada vez maior de pessoas em busca de uma vida mais saudável e, é claro, reduzir medidas.
A procura pelo Ambulatório vem aumentando nos últimos meses. Além do encaminhamento médico consulta com a nutricionista, uma reunião com o grupo que está iniciando tratamento é a porta de entrada para o paciente conhecer o programa do Ambulatório Especial de Obesidade, serviço gerenciado pela Divisão de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) da Secretaria Municipal de Saúde.

Em setembro, na reunião realizada quinzenalmente no Auditório do Hospital São João Batista, Roberta de Souza Leão, 37 anos, retomou o processo para emagrecer. Chegou a ficar, nos idos de 2012, na fila do governo do Estado do Rio para fazer a bariátrica. O processo não andou e, agora, com 154 quilos, já está com a consulta agendada no Ambulatório.

- Quero acompanhar, passar pelo processo, trabalhar a mente para emagrecer. Só não consigo manter o peso. Aqui, vou ter o acompanhamento e não vou fazer sozinha. Nas reuniões, vou pegar as experiências com o grupo, psicólogo. Quero evitar medicamento. Tendo estímulo, você consegue - explicou.

A maioria que busca ajuda se queixa da ansiedade. "Estou no programa porque voltei a ganhar peso. É quase como uma doença. A ansiedade me faz comer, mesmo que pouco, várias vezes ao dia. Fiz a bariátrica na rede particular quando estava com 128 quilos, passei para 80 e, agora voltei a engordar. Estou com 99 quilos. Precisamos trabalhar o psicológico", explica a paciente Fabiana Araújo, de 36 anos.

Ambulatório contará com endocrinologista 

O Ambulatório Especial de Obesidade atua dentro da linha de cuidados ao paciente com sobrepeso e obesidade sob a responsabilidade do Catan. Atende os pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40 kg/ m², encaminhados por profissionais de nível superior da Rede de Atenção à Saúde do município, com ou sem comorbidades através de Documento de Referência e Contrarreferência. O paciente é encaminhado à primeira consulta com a nutricionista que atua todas as quintas-feiras. A partir daí passa a fazer parte do grupo para marcação com outros especialistas como psicólogo, fisioterapeuta, odontologia e, agora, vai contar também com médico endocrinologista.

- O propósito é acompanhar o paciente além da assistência ambulatorial, inclusive com várias reuniões com os grupos, palestras e as oficinas culinárias que visam conscientizar os pacientes sobre a importância de uma boa alimentação, como fundamento de mudança de hábitos e de uma vida saudável - explica a nutricionista do Catan, Márcia Ramalho.

As Oficinas Culinárias são realizadas de dois em dois meses, em parceria com a Escola de Gastronomia (Ceduco). A próxima será no mês de dezembro com data a ser definida.

A equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade assiste no Pronto-socorro Municipal (PSM), localizado na Rua Luiz Belegard, s/nº, Imbetiba.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE