Museu Arqueológico de Araruama está fechado para visitação desde 2013 por problemas estruturais | Rio das Ostras Jornal

Museu Arqueológico de Araruama está fechado para visitação desde 2013 por problemas estruturais

Museu de Araruama, RJ, está fechado por problemas
 estruturais (Foto: Heitor Moreira/G1)

De acordo com a Prefeitura, os extintores de incêndio não têm condições de uso. Última visita técnica do Corpo de Bombeiros ao museu foi em 2007.
As chamas que tomaram conta do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, atraíram os olhares para a situação dos acervos históricos espalhados pelo Estado. Em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, o Museu Arqueológico passa por um momento delicado.
Fundado em 1862, o Museu Arqueológico, antes chamado de Fazenda Aurora, é uma casa cultural que, inclusive, já serviu como lugar de comercialização de negros escravizados.
De acordo com a Prefeitura do município, responsável pelo museu, a má conservação impede a visitação de pessoas no local desde 2013. Além disso, o lugar recebeu a última visita técnica do Corpo de Bombeiros em 2007.
Ainda segundo a Prefeitura, o Museu Arqueológico possui extintores de incêndio, mas eles não estão em condições de uso.
Cabo Frio
Em Cabo Frio, também na Região dos Lagos do Rio, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o Mart, também fechou as portas há alguns anos.
Museu de Arte Religiosa e Tradicional funciona no Convento
 em Cabo Frio (Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1)
Em 2012, o museu teve um curto-circuito e ficou fechado até 2014 para passar por obras. O prédio estava com problemas no telhado, nas paredes, além de infiltrações.
Com mais de 300 anos, o Mart funciona no antigo convento de Nossa Senhora dos Anjos e abriga obras sacras do século XVII, XVIII e XIX. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Inter TV e o G1 entraram em contato com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para saber sobre a situação estrutural do Mart, mas ainda não houve resposta.
Já o Charitas, Casa de Cultura José de Dome, localizado no Centro de Cabo Frio, tem 181 anos e já foi um orfanato e até abrigo durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo a Secretaria de Cultura, o museu possui 15 extintores de incêndio, mas não tem o sistema de segurança contra incêndio e situações de pânico.
Museu Casa José de Dome, o Charitas, em Cabo Frio, não tem
 o sistema de segurança contra incêndio e situações de pânico
(Foto: Paulo Henrique Cardoso/G1)
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Charitas precisa passar por uma reforma, principalmente no telhado, além de uma vistoria na parte elétrica.
O município informou que um projeto está sendo elaborado pela nova gestão, com a finalidade de preservar o monumento histórico e suas artes plásticas.
Por G1, Região dos Lagos

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE