Rio Bonito abre 500 vagas para cursos e faz workshop na área inclusiva | Rio das Ostras Jornal

Rio Bonito abre 500 vagas para cursos e faz workshop na área inclusiva


São oferecidas mais de 500 vagas para cursos em Rio Bonito
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Bonito)
Capacitação é voltada, principalmente, para professores, auxiliares de educação especial e normalistas do terceiro ano do segundo grau.
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Educação Especial oferecidos pela Prefeitura Rio Bonito (RJ), por meio da Secretaria de Educação. Os interessados podem se inscreverem pelo site da prefeitura.
São mais de 500 vagas divididas em quatro capacitações. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h, no Colégio Municipal Maurício Kopke, localizado na Rua Salgado Filho, s/nº, Caixa D’ Água.
Voltados, principalmente, para professores regentes, auxiliares de educação especial e normalistas do terceiro ano do segundo grau, os cursos, cada um com 40 vagas, estão distribuídos em Deficiência Visual e Intelectual, além de Práticas Pedagógicas, Inclusão com Estudos de Caso e Libras I (duas turmas), Libras II (duas turmas) e Libras III e IV, além de práticas pedagógicas (todas as especificações se encontram na ficha de inscrição).
Workshop
A novidade é a realização do Workshop LIBRAS – Rio Bonito, aprendendo a se comunicar com os surdos. O objetivo é conhecer a dificuldade de comunicação da comunidade surda; perceber a necessidade de órgãos públicos conhecerem a LIBRAS; desenvolver diálogos, além de fazer abordagens básicas em LIBRAS em diversos espaços sociais.
O público-alvo são os servidores municipais de todas as áreas e profissionais em geral, como comerciantes, atendentes, entre outros. Foram disponibilizadas 30 vagas para o workshop, que acontece nos meses de agosto e setembro, na Casa do Educador, na Mangueirinha.
O workshop será realizado uma vez por semana, às quartas-feiras, no horário da manhã e à tarde (9h às 11h30 e das 14h às 16h30). A carga horária é de 20h. (Acesse o link para fazer a inscrição)
As palestras serão ministradas pela Professora Fernanda M. F. Crozoé. O que é LIBRAS; Por que LIBRAS é uma língua?, Mitos e verdades sobre a comunidade surda; Alfabeto manual; Numerais; Orientações básicas inicial de comunicação com os surdos; Identidade; Cumprimentos; sinais e contexto: Prefeitura e secretarias; sinais e contexto: Hospital / Saúde; sinais e contexto: Lanchonete; sinais e contexto: Bancos escritórios; sinais e contexto: farmácias e comércios; sinais e contexto: delegacia, são alguns temas que serão abordados durante o workshop.
De acordo com a Coordenadora de Educação Inclusiva, Garrolici Alvarenga, os cursos oferecidos em Rio Bonito são referência no Estado do Rio de Janeiro.
“Esse curso é reconhecido no Estado do Rio todo, aonde que vocês chegarem com o certificado de Rio Bonito, com a formação na área de Educação Especial, vocês podem ter certeza que vocês terão a porta aberta. Tem um monte de gente que saiu daqui e já está trabalhando em vários municípios”, destacou a educadora.
Assim como no ano passado, as aulas serão ministradas no Colégio Municipal Mauricio Kopke, localizado no Centro da cidade, de segunda a quinta das 18h30 às 21h. Antes do início das aulas, será divulgada a relação de todos os selecionados.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE