Equipes de limpeza de nascentes, rios e córregos voltam nesta quarta-feira 11, em Trajano | Rio das Ostras Jornal

Equipes de limpeza de nascentes, rios e córregos voltam nesta quarta-feira 11, em Trajano

O programa Limpa Rios é um serviço do Governo do Estado do Rio
de Janeiro em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes.
Foto douglas Smitth

Programa Limpa Rio retorna com máquina e desta vez a operação será no bairro Brasília, na saída da cidade.

O Programa Limpa Rio retorna com máquina e equipe nesta quarta-feira (11), ao município de Trajano de Moraes. Desta vez a operação será no bairro Brasília, na saída da cidade. O local concentra muitos leitos de córregos, rios e nascentes. O prefeito Rodrigo Viana, e o vereador Francisco Messias Junger Felix vistoriaram os pontos onde serão feitos os serviços nesta primeira fase da operação. A máquina já efetuou serviços em Nova Esperança, Centro, Represa, Caixa D’água, Visconde de Imbé, Barra dos Passos e Monte Café.

O programa Limpa Rios é um serviço do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes, através do Instituto Estadual do Ambiente – Inea para beneficiar a população. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana durante a operação, parte da vegetação dos rios é retirada para que a máquina chegue ao local de limpeza. “Após a retirada do lixo, areia e lama acumulados no leito, que prejudicam a vida destes corpos hídricos a prefeitura mantém os locais com reparos”, disse.

Foto Douglas Smitth
Aqui no bairro Brasília, vamos retirar uma lama que esta há anos atrás dessas casas paralelas a Rua Doutor Leitão da Cunha, também chamada de Rodovia Estadual RJ-174. “Esse canal assoreado pelos desejos e acúmulos do tempo, desemboca no rio Imbé. “Aqui a máquina vai raspar essa lama até alinhar com o solo. Esse mau cheiro tende a sair do local e deixar de incomodar os moradores ao entorno”, explicou o prefeito.

O objetivo dessa parceria da prefeitura com o Instituto Estadual do Ambiente – Inea é dragar também os córregos paralelos a Rua Capitão Antônio Rocha, e desta forma minimizar as enchentes que ocorrem no local (pasto), contribuindo para a saúde pública e qualidade de vida dos moradores ao entorno.

“Na primeira vez que a máquina veio para Trajano, quem nos viabilizou foi o então deputado Estadual André Corrêa e seu pai Luiz Antônio Corrêa a quem eu a população de nossa cidade devemos nosso muito obrigado. O município não possui equipamentos para fazer este tipo de serviço, e também não possui recursos financeiros para pagar ou terceirizar, se não for com a ajuda do Estado. 
É por isso que precisamos sempre estar no Rio de Janeiro e em Brasília pedindo ajuda para a nossa cidade, e os resultados dessa luta diária estão chegando”, finalizou o prefeito.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.