Academia Popular de Macaé oferece aulas gratuitas para a população | Rio das Ostras Jornal

Academia Popular de Macaé oferece aulas gratuitas para a população


No Centro, a unidade funciona na praça Washington Luiz
Foto: Ana Chaffin / Rui Porto Filho
Aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida da população. Esses são os objetivos do Programa da Academia Popular, oferecido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Esportes. Quem quiser participar basta procurar um dos polos localizados nas praças Washington Luiz (Centro); Nagib Mussi (principal do Parque Aeroporto); Arlindo Mourão (Aroeira); Centro de Convivência do Idoso (Ajuda de Baixo); Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Barra de Macaé) e ainda na região serrana, em Glicério. O acompanhamento com professor de educação física é gratuito. Podem participar jovens a partir dos 16 anos.
Atualmente estão inscritos cerca de 1,5 mil alunos: 450 na Washington Luiz; 400 no Aeroporto; 200 na Aroeira; cem no Centro de Convivência do Idoso (CCI); 165 no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão) e 250 na academia em Glicério.

- Até o final do ano pretendemos ter mais 700 novas inscrições em todas as academias. Os alunos são atendidos por 37 profissionais de Educação Física, oito administradores e cinco auxiliares de limpeza - explicou a coordenadora das Academias Populares, Karine Pamplona.

Os interessados em fazer inscrição deverão levar ao local atestado médico, duas fotos 3x4, carteira de identidade e comprovante de residência. Após o aluno se matricular, passa por uma avaliação física com um profissional qualificado da secretaria, para que seja indicado o treinamento adequado de acordo com a necessidade de cada aluno.

Além do condicionamento cardiorrespiratório, força, flexibilidade, consciência corporal e coordenação motora, os exercícios contribuem na melhoria da qualidade de vida, reduzindo fatores de riscos para doenças cardiovasculares, osteomusculares, além de prevenir males como depressão, estresse e ansiedade.

Exercícios físicos melhoram qualidade de vida

O guarda municipal Wellington Cabral, de 50 anos, conta que frequenta a academia da praça Washington Luiz, localizada no Centro, há seis meses. Ele acrescenta que faz exercícios com foco na musculação há dois anos. "Em função do meu trabalho, preciso estar em forma, mas em pouco tempo de treino tive excelentes resultados no meu corpo inteiro, pois todos os profissionais daqui são excelentes. Estou na academia diariamente", contou.

Já a ajudante de cozinha Jussara Maria Lins, de 47 anos, conta que procurou fazer exercícios físicos para reduzir o colesterol. "Treino na academia do Centro há três anos, estou com as minhas taxas controladas e tenho mais disposição no meu dia a dia. Além disso, procuro sempre fazer uma boa caminhada", disse.

Em outro ponto da cidade, o entusiamos com a academia popular é o mesmo. "Treino aqui na Academia do Aeroporto há um ano. Os profissionais são super atenciosos, equipamentos conservados e o melhor, é que gratuito", afirmou Diego Rocha.

Para o jogador de futebol amador, Anderson da Conceição, a academia popular, completa o seu treinamento que é feito com corridas na ciclovias do Aeroporto e funcional na praia. "A academia é ótima, muito bem localizada, ótimos profissionais e a musculação só ajuda no meu condicionamento físico", disse.

Serviço

As atividades têm horários diferenciados em cada unidade. Quem quiser mais informações sobre as atividades físicas oferecidas pela Secretaria de Esportes poderá entrar em contato pelo telefone 2770-6770.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE