![]() |
© Estadão
|
Segundo o líder
sindical, a mobilização nacional desta segunda-feira funcionará como um
“esquenta” da paralisação de 72 horas decidida pela FUP em reunião na tarde de
sábado, 26. A ideia para a mobilização prévia não é parar a produção, por isso,
os atos deverão se concentrar nos turnos da manhã.
No próprio
sábado, a FUP entregou o comunicado de greve à Petrobrás. A lista de
reivindicações inclui cinco pontos, entre eles a demissão do presidente da
companhia, Pedro Parente. Os sindicalistas pedem também a redução dos preços
dos combustíveis e do gás de cozinha; a manutenção de empregos e retomada da
produção interna de combustíveis; o fim da importação de derivados de petróleo;
e a desmobilização do programa de venda de ativos promovido pela atual gestão
da estatal.
Para Rangel, a
pauta de reinvindicações “dialoga” com os pedidos feitos pelo movimento
grevista dos caminhoneiros e com uma preocupação da sociedade. “A sociedade
está sendo penalizada pelos preços abusivos dos combustíveis”, afirmou Rangel,
completando que o objetivo de alinhar os preços dos combustíveis
internacionalmente seria uma estratégia da Petrobrás para vender refinarias.
Neste domingo,
o governo federal começou a estudar
a possibilidade de entrar com ação na Justiça para tentar barrar a greve dos
petroleiros, como informou o Estadão/Broadcast. A ação teria de ser
impetrada pela Advocacia-Geral da União (AGU), possivelmente no Supremo
Tribunal Federal (STF), para ter abrangência em todas as refinarias do País. O
assunto foi aventado em pelo menos uma das reuniões realizadas neste domingo no
Palácio do Planalto.
Rangel disse
não ter conhecimento dos movimentos da AGU, mas, segundo ele, “não será nenhuma
surpresa”. O coordenador-geral da FUP disse que a entidade está certa de que
cumpriu todas as exigências legais para garantir o direito de greve, tanto que
a paralisação foi convocada para começar 72 horas depois de a decisão ter sido
comunicada à estatal.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!