Condomínio do 'Minha Casa' em São Gonçalo corre o risco de desabar | Rio das Ostras Jornal

Condomínio do 'Minha Casa' em São Gonçalo corre o risco de desabar

Vista do Condomínio Village do Girassol,
 em São Gonçalo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Metade dos moradores deixou o conjunto residencial, erguido em 2008 e com problemas há quatro anos.
Erguido pelo Minha Casa Minha Vida em 2008, o Village do Girassol, em São Gonçalo, está virando uma cidade-fantasma. Quase a metade dos moradores já abandonou o condomínio, condenado pela Defesa Civil do município por risco de desabamento, Há rachaduras em todos os 20 prédios do complexo, que foi interditado.
“Botar nossas vidas em risco não tem preço. A gente tem que se preservar”, teme o aposentado Rivaldo Cesar dos Santos, que agora tem de arcar com R$ 1,2 mil em aluguel. “Nosso orçamento é apertado... ainda mais de aposentado”, emenda. Não dá pra morar num apartamento desse nessas condições”, lamenta.
O problema começou há quatro anos, quando os primeiros defeitos surgiram. No Bloco 8, por exemplo, o teto do banheiro está caindo. A dona de casa Sônia Rosa Ferraz improvisou umas estacas para segurar, mas não quis se arriscar. “Eu estou agora no Bloco 5. As rachaduras começam pequenas e vão pegando boa parte da parede”, detalha.
A Defesa Civil interditou todos os blocos e diz que os danos da estrutura são um risco para a segurança dos moradores. As vistorias mostraram que "quadro teve um grande agravamento". A orientação é que todos deixem os prédios.
Rachadura em bloco do condomínio condenado
 em São Gonçalo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Em março deste ano, a Justiça Federal decidiu que a Caixa Econômica Federal deveria fazer o conserto de todos os defeitos do condomínio. Até lá, as taxas e as parcelas do financiamento teriam que ser suspensas.
A liminar também determinou que as famílias desalojadas recebam um aluguel até a conclusão da obra. Mas eles alegam que só ganharam R$ 500 em abril. Até agora, nenhum sinal da reforma.
A reportagem entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério das Cidades, que gere o Minha Casa Minha Vida, e aguarda resposta.
Por Ana Paula Santos, Bom Dia Rio

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!