PM afirma que 'caveirão' vai continuar por tempo indeterminado em Macaé | Rio das Ostras Jornal

PM afirma que 'caveirão' vai continuar por tempo indeterminado em Macaé

Comando da PM confirmou que o blindado foi acionado várias
 vezes para entrar em diferentes áreas de Macaé. Espaço dentro
do blindado é capaz de abrigar, confortavelmente, mais de 20 policiais
 (Foto: Renan Gouvêa/Inter TV/ Arte ROJORNAL)
Veículo chegou no fim do ano passado e é usado desde 9 de janeiro para o combate ao tráfico de drogas.
A Polícia Militar confirmou nesta quarta-feira (17) que o "caveirão” vindo da capital vai seguir por tempo indeterminado à disposição do 32° Batalhão da PM em Macaé, no interior do Rio. O blindado chegou em novembro do ano passado, passou por reformas e começou a ser utilizado no combate ao tráfico de drogas na cidade em janeiro deste ano.
O comando da PM confirmou que o veículo foi acionado várias vezes para entrar em diferentes áreas de Macaé. A primeira ação foi no dia 9 de janeiro, quando houve um confronto entre traficantes e policiais no bairro Lagomar, e que resultou na morte do cabo José Renê Araújo Barros.
O blindado ainda percorreu as ruas da Nova Holanda, Malvinas e Botafogo. “O veículo só é utilizado quando, de fato, existe uma real necessidade. A ação dele é servir como reforço aos policiais que estão em ação fora do blindado”, explicou o comandante do batalhão de Macaé, tenente-coronel Marco Vollmer.
O veículo, ainda segundo a PM, foi utilizado em combates ao tráfico de drogas na capital. O veículo tem marcas dos enfrentamentos. Em Macaé, passou por manutenção e contou com a ajuda da iniciativa privada.
“No ano passado, mesmo eu particularmente encontrei o blindado parado no pátio do comando da PM, na capital, e ali já tive interesse em trazer o veículo para Macaé. Em uma conversa, me comprometi a fazer a manutenção necessária e assim consegui trazer ele para cá”, relatou o comandante Vollmer.
Características do “caveirão”
O espaço dentro do blindado é capaz de abrigar, confortavelmente, mais de 20 policiais militares fortemente armados.
“Antes de qualquer policial entrar nele, realizamos uma reunião estratégica para fazer o posicionamento de cada um dentro dele. Aí, possuímos todo nosso aparato de armamento e vamos rumo ao local definido, sempre de uma maneira bem trabalhada e estudada. Cada caso é um caso”, explicou o Marco Vollmer.
O blindado tem mais de três metros de altura. O motor é de seis cilindradas turbo diesel e pesa cerca de 25 toneladas. A blindagem resiste a tiros de grosso calibre. As rodas permitem passar por buracos, subir escadas e até percorrer por em águas de até 60 cm de profundidade.
Em todo o Estado do Rio, o blindado é conhecido como “caveirão”. Em solo macaense ganhou um apelido da corporação.
“Aqui chamamos ele de 'mamute'. Se você reparar bem ele tem dois ferros erguidos na frente dele. Isso lembra o chifre de um mamute. Sem falar que é uma máquina fabulosa”, revelou o comandante.
Violência em Macaé
onda de violência em Macaé começou depois de uma operação contra criminosos ligados ao tráfico de drogas, que culminou em um confronto no dia 9 de janeiro. Ônibus foram queimados e comércio e escolas ficaram fechados.
Uma operação da PM foi iniciada com o apoio de policiais dos batalhões de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, além de dois helicópteros vindos do Rio.
Cabo da PM morto em troca de tiros
Um dos mortos após a invasão foi o cabo José Renê Araújo Barros, de 35 anos. O corpo do policial foi enterrado no dia 10 em Itaperuna, cidade natal do militar.
O Disque Denúncia oferece R$ 5 mil de recompensa para quem tiver informações que ajudem a esclarecer a morte do policial.

Por Renan Gouvêa, G1, Região dos Lagos
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE