Após caso confirmado de febre amarela, postos de saúde de Friburgo têm filas | Rio das Ostras Jornal

Após caso confirmado de febre amarela, postos de saúde de Friburgo têm filas

Posto do bairro Olaria, em Nova Friburgo, com fila
(Foto: Bianca Chaboudet/Inter TV)
Morador de Riograndina contraiu a doença e foi transferido para o Rio.
Os postos de saúde dos bairros Olaria e Cordoeira, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, estão com fila na manhã desta sexta-feira (19) após a confirmação do primeiro caso de febre amarela na cidade. Somente as duas unidades estão vacinando nesta sexta.
Centenas de moradores chegaram cedo e aguardaram a abertura das unidades. Houve confusão no posto do Cordoeira quando as doses começaram a serem aplicadas. As pessoas afirmaram para a equipe de reportagem da Inter TV que havia apenas 20 doses da vacina e
Em Olaria o movimento também é grande e muita gente chegou cedo. As pessoas disseram que foram informadas que o posto tem apenas 220 vacinas. Por volta das 9h, a fila já estava do lado de fora do posto.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para saber por qual motivo tinham poucas doses nos postos. Em nota, o município afirmou que "não há falta de vacinas na cidade" e que "por uma questão de logística, as doses ficam estocadas na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e são encaminhadas às unidades básicas de saúde de acordo com as demandas".
Disse ainda que "quando as equipes dos postos julgam necessário, fazem a solicitação e novas doses são encaminhadas".
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura afirmou que 110 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença desde o ano passado.
Caso confirmado
Nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou um caso de febre amarela em um morador do bairro Riograndina. O paciente está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz (INI-Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Segundo a Prefeitura, o paciente deu entrada na UPA, chegou a ficar internado no Hospital Municipal Raul Sertã e foi transferido na última terça-feira (16) para o Rio. A doença foi confirmada através do exame de sorologia realizado pela Fiocruz.
Febre amarela: tudo o que você precisa saber
Secretaria de Saúde divulgou o cronograma de vacinação na cidade
Segunda-feira - Posto de Saúde Waldir Costa - Conselheiro, das 9h às 16h
Quarta-feira - Posto de Saúde Silvio Henrique Braune - Centro, das 6h às 16h
Quinta-feira - Posto de Saúde Copertino Nogueira - São Geraldo, das 8h às 11h
Sexta-feira - Posto de Saúde Tuney Kassuga - Olaria, das 9h às 16h e Posto de Saúde Ariosto Bento de Melo - Cordoeira, das 8h às 11h

Para esclarecer algumas questões sobre a febre amarela, o G1 consultou a Fiocruz, o Ministério da Saúde e especialistas.
Por G1, Nova Friburgo
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE