Rio das Ostras promove oficina de macarrão para idosos | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras promove oficina de macarrão para idosos

José Maria também aprende a fabricar macarrão artesanal.
Dona Ruth Camito fica atenta durante a aula.
Foto: Ákilla Ribeiro / Arte Rio das Ostras Jornal
Idosos do projeto Feliz Idade, desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras, participaram na tarde desta quinta, 17, de uma aula de macarrão caseiro, parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Bem-estar Social. A oficina aconteceu na Padaria Escola, em Nova Cidade. 
"Produzir o macarrão em casa tem uma série de vantagens, entre elas o preço, que sai bem mais barato. É uma massa saudável, já que não é um alimento industrializado. E também a questão do carinho, pois é possível preparar uma receita prática para toda família", contou Mônica Marques, chef de cozinha que ministrou a aula.

"Eu amo cozinhar, mas hoje em dia a gente compra tudo pronto no mercado. Uma das minhas receitas preferidas é a massa e agora eu acho que poderei fazer e deixar estocada em casa. Estou adorando esta oportunidade. Estou no Feliz Idade desde de 2015 e é a primeira vez que faço um curso deste", contou dona Ruth Camito.

Para José Maria Fidelis, lugar de homem também é na cozinha. "Já passou aquele tempo que as mulheres cozinhavam sozinhas e a gente só comia o que elas faziam. Quero aprender pra ajudar mais lá em casa. Vou mesmo colocar a mão na massa", contou bem-humorado.

Durante as oficinas os participantes trocavam experiência e receitas, conversavam interagindo na aula, tirando todas as dúvidas. Segundo Andréa Vasconcelos, coordenadora pedagógica do projeto Feliz Idade, cozinhar ajuda a despertar os sentidos e as boas lembranças.

"Além de ajudar a desenvolver a criatividade, cozinhar tem o poder de apurar o paladar, aumentar a atenção e unir as pessoas numa boa hora, que é a de comer. Também ajuda nos movimentos físicos, estimula o raciocínio e a memória. A comida ainda faz as pessoas voltarem ao tempo e relembrar bons momentos, o que para o idoso é bastante importante", contou.

SOLIDARIEDADE - Apesar de não ser uma ação permanente, a oficina gastronômica dá início a uma grade de outras que acontecerão nas dependências da Padaria Escola, instalada no Parque da Cidade.

"Estamos juntos para oferecer serviços para os projetos sociais da Prefeitura, como a oficina de biscoito que aconteceu na Casa da Criança e o 'Despertar', que leva capacitação a adolescentes em cumprimentos socioeducativos. Em breve outras oficinas vão acontecer em nossa Padaria Escola", contou Sergio Azevedo, Diretor de Indústria e Comércio de Rio das Ostras.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE