Vestibular da Uerj acontece no domingo e muitos estudantes vão fazer a prova preocupados | Rio das Ostras Jornal

Vestibular da Uerj acontece no domingo e muitos estudantes vão fazer a prova preocupados

Cai para menos na metade o número de inscritos
para o vestibular da Uerj. Reprodução
Houve queda de 30% nos alunos de cursos preparatórios para a universidade. Estudantes que vão fazer a prova estão inseguros com a falta de aulas.
O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está chegando: o primeiro exame é neste domingo (16). Com a crise na universidade, tem muita gente preocupada, vivendo na incerteza. O número de estudantes que se inscreveram na prova caiu para menos da metade, comparando com o ano passado. A expectativa para o vestibular é tão grande quanto a incerteza.
“Tem essa questão da crise toda e a Uerj é uma das melhores faculdades e a gente vai fazer a prova pensando em como é que vai ser, caso a gente passe, como é que vai ser na hora de entrar porque já vem esse atraso todo. Então, a gente com certeza vai entrar atrasado já”, disse a estudante Larissa Sodré.
O começo do segundo semestre deste ano na Uerj não está garantido. A Uerj, a Universidade do Estado do Norte Fluminense (Uenf) e a Universidade do Estado da Zona Oeste (Uezo) enviaram uma carta ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pedro Fernandes, alertando que não há condições de retomar as aulas se os salários atrasados não forem pagos. Os funcionários ainda não receberam o décimo terceiro e os pagamentos de abril, maio e junho. Mesmo assim, a prova da Uerj está mantida para domingo.
Raphael Ertola sonha em fazer medicina. Mas, com tantos problemas, está difícil se concentrar nos estudos.
“Todo momento na mídia a gente vê notícia do reitor mandando carta para o governo, do governo não pagando os professores. E essa situação só vai piorando. Ninguém toma providência e a preocupação só vai aumentando se a gente vai ou não vai ter aula. E isso é ruim para quem vai fazer o vestibular agora”, disse o estudante.
Estudar na Uerj deixou de ser o sonho de muitos estudantes. Nesse cursinho preparatório, na Zona Norte, as matrículas despencaram às vésperas do vestibular. A procura caiu 30% em relação ao ano passado. Para a direção, esse é um reflexo da preocupação com a falta de estrutura da universidade.
O diretor do curso, Bruno Garbéro, diz que a queda foi na turma específica de preparação para a Uerj, que era uma tradição na escola. Era tanta gente reunida que o aulão final era feito num teatro alugado. Esse ano, a procura está grande no cursinho, mas agora os alunos estão focados em outras universidades, e principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“ A Uerj sempre foi um centro de referência. Era o desejo de ter seu futuro garantido, que é um centro de pesquisa de prioridade dentro do território nacional, de fomento a pesquisas. E hoje, o que se tem é dúvidas”, lamentou o diretor.
E a última notícia deixou a turma ainda mais preocupada. A prova do Corpo de Bombeiros, que também estava marcada para o próximo fim de semana na Uerj, foi cancelada.
“É a única coisa que a gente pensa, né? Passar para a faculdade. A gente precisa saber o que está acontecendo com a faculdade e com as provas que a gente vai fazer”, disse a estudante Luma Cardoso.

O estudante Pedro Frota quer estudar engenharia, e mora perto da Uerj, no Maracanã, na Zona Norte do Rio. Mas desistiu de fazer o vestibular da universidade.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE