Servidores públicos saem às ruas vivenciando o dia a dia de deficientes físicos e visuais | Rio das Ostras Jornal

Servidores públicos saem às ruas vivenciando o dia a dia de deficientes físicos e visuais

Funcionários realizaram atividades como deficientes
 visuais em São Pedro  (Foto: Renato Fulgoni)
Ação foi realizada na quinta-feira (20) no Centro da cidade com objetivo de levantar os problemas e discutir soluções de acessibilidade.
Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, participaram nesta quinta-feira (20) de um workshop com o objetivo de vivenciar os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual em locais públicos. A ação foi realizada no Centro da cidade por funcionários e secretários municipais.
Segundo a Prefeitura, todos os participantes preencheram um formulário apontando as dificuldades encontradas, propondo soluções e apresentando propostas. A programação foi encerrada com uma reunião para discutir os desafios enfrentados.
De acordo com a Prefeitura, 21 pessoas passaram pela experiência de se locomover como deficiente visual e físico. Os participantes foram divididos em três grupos de sete integrantes e se revezaram no uso das cadeiras de rodas e dos bastões articulados. O arquiteto regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Luiz Gustavo Guimarães, deu orientações a respeito do uso da guia e da importância da audição e do tato, além de explicar o manuseio da cadeira de rodas.
De acordo com o Secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, o objetivo da ação é promover mais acessibilidade aos moradores do município.
Servidores experimentaram utilizar cadeira de rodas
 em São Pedro. (Foto: Renato Fulgoni)
“Vamos fazer algumas reuniões para montar o nosso Manual de Acessibilidade às Calçadas, mas era necessário ver as dificuldades primeiro para propor soluções e compilar esses dados para transformar em lei ou decreto, criando, assim, um padrão de calçada e de acessibilidade. Nosso objetivo com o workshop era mostrar como algumas pessoas sofrem para ter acessibilidade e, para isso, tivemos a participação dos secretários e de seus representantes”, explicou o secretário.
A iniciativa faz parte do programa “Calçada Acessível”, uma parceria entre a Prefeitura, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Por G1, São Pedro da Aldeia
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE