'Coluna de fumaça' é controlada em reator desativado de Chernobyl | Rio das Ostras Jornal

'Coluna de fumaça' é controlada em reator desativado de Chernobyl

Trabalhadores caminham em frente à obra da nova estrutura
de proteção em Chernobyl, em imagem de arquivo.
 (Foto: Genya Savilov/AFP)
Segundo nota oficial, situação foi contornada em minutos e radioatividade não teve alteração.
Funcionários do Ministério para Situações de Emergência da Ucrânia controlaram nesta terça-feira (13) uma situação em que se formou uma "coluna de fumaça" no terceiro reator da usina de Chernobyl, que em 1986 sofreu a maior catástrofe nuclear da história.
"Às 15h57 (hora local; 9h57 de Brasília) recebemos a informação sobre uma coluna de fumaça no compartimento 509 do reator número 3 da central nuclear de Chernobyl", informou a Inspeção Estatal de Regulamento Nuclear da Ucrânia em comunicado.
Segundo a nota oficial, a fumaça foi sufocada três minutos depois e os níveis radioativos no reator número três e no complexo de Chernobyl não variaram.
O terceiro reator da usina, que compartilhava com o quarto a sala de máquinas, entrou em operação em 1981, e em dezembro de 2000 foi fechado por ordem do governo.
Em 2010, as autoridades retiraram definitivamente o combustível nuclear armazenado neste reator, condição indispensável para a construção do novo sarcófago sobre o danificado quarto reator.
Em novembro do ano passado, foi concluída a instalação do sarcófago, que garante a segurança do local durante os próximos cem anos.
De acordo com avaliações oficiais, a explosão ocorrida na madrugada de 26 de abril de 1986 no quarto reator da central de Chernobyl espalhou até 200 toneladas de material com uma radiatividade de 50 milhões de curies, equivalente a 500 bombas atômicas como a lançada em Hiroshima.
A radiação continua afetando milhares de habitantes de Belarus, Ucrânia e Rússia, onde estão 70% dos quase 200 mil quilômetros quadrados de áreas contaminadas.

Por Agencia EFE
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE