Tartaruga gigante encontrada morta levanta suspeita de pesca ilegal em Araruama | Rio das Ostras Jornal

Tartaruga gigante encontrada morta levanta suspeita de pesca ilegal em Araruama

Reprodução Intertv
Animal com 1,60m foi achado na manhã da terça-feira (4). Moradores acreditam que traineiras foram usadas, e cobram fiscalização.
Uma tartaruga gigante foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (4) na Praia do Vargas, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Moradores da localidade suspeitam que a pesca com traineiras seja a responsével pela morte do animal, que é da espécie tartaruga de couro, rara na região. Um abaixo-assinado está sendo feito para pedir mais fiscalização da atividade pesqueira. Um laudo, que será liberado por uma empresa subordinada ao Ibama, vai confirmar o que provocou a morte da tartaruga de 1,60m de comprimento.
Além disso, pescadores locais afirmam, ainda, que mais de 10 tartarugas marinhas foram encontradas nos últimos dias em seis pontos diferentes no litoral do Rio, incluindo Saquarema e Arraial do Cabo.
A situação fez com que quatro moradores de Saquarema criassem o projeto "Quintal de Casa", que busca gerar, pela internet, maior conscientizção ambiental. Um dos participantes afirmou, inclusive, que um golfinho também foi encontrado na região nesta terça.
"É prematuro dizer que é um crime ambiental (no caso da tartaruga), porque não temos o laudo ainda. Algo está provocando isso. O laudo demora, os animais já foram recolhidos em decomposição. Hoje mesmo apareceu um golfinho morto", disse Marcos Mendonça, um dos idealizadores do "Quintal de Casa".
O abaixo-assinado feito pelos moradores será enviado a vários órgãos após o recolhimento das assinaturas.
"Nós estamos reivindicando primeiro a fiscalização e a proibição de pesca de rede na nossa região para evitar esse tipo de coisa. Vamos encaminhar para a Marinha, para a Capitania dos Portos em Cabo Frio, para o Inea, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente de Araruama, todos os órgãos competentes cientes do nosso abaixo-assinado, que tem 1.500 mil assinaturas", disse o pescador Valdemir da Silva.
Tartarugas raras no litoral do Rio
No dia 10 de março, cerca de 30 filhotes de tartaruga de couro, mesma espécie da encontrada morta em Saquarema nesta terça, foram salvos após desova na Praia do Peró, em Cabo Frio. A cena é rara no litoral do estado, segundo o ambientalista Eduardo Pimenta.
 “Nós fomos informados da desova e resolvemos não divulgar e fazer um acompanhamento discreto. A ideia inicial era cercar a área, mas isso chamaria a atenção de curiosos, ainda mais pelo fato de a cidade estar cheia por causa do verão”, afirmou o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, na ocasião.
Os filhotes estavam desorientados na areia e foram transportados e soltos na parte oceânica do Parque da Boca da Barra, pois a desorientação foi causada pelas luzes das habitações próximas à Praia do Peró.
"Os filhotes se guiam pela luz do nascer do sol e, como na Praia do Peró há muitas casas próximas, as tartarugas estavam indo na direção contrária ao mar”, afirmou Pimenta.
Ainda segundo Eduardo Pimenta, a desova nas praias de Cabo Frio não é inédita, mas é um fato expressivo.

“A desova da tartaruga de couro acontece, no Brasil, geralmente no Estado do Espírito Santo. Isso demonstra que nossas águas e praias estão oferecendo melhores condições para a vida marinha”, ressaltou completando que pretende implantar um centro de triagem para a preservação das espécies que usam a região como rota migratória.
A tartaruga de couro
Com nome científico Dermochelys coriácea, a tartaruga de couro também conhecida como tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro ou tartaruga-de-quilha, é a maior das espécies de tartarugas. Ela pode chegar a 700 Kg, além disso é bem diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. 

Cada fêmea põe, em média, 110 ovos e pode desovar de forma parcelada em várias praias, numa tentativa de garantir que haja a eclosão e que os filhotes tenham alguma chance de sobrevivência.
Do G1 Região dos Lagos

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE