Pescadores de Macaé tem até quarta para solicitar seguro durante o defeso

O período de defeso impede a pesca do camarão no mar da Região
 dos Lagos e no Norte Fluminense a partir de 1º de 
março até 31 de maio. Foto: Angel Morote / Rio das Ostras Jornal
Cadastramento pode ser feito das 8h às 17h no Centro da cidade. Pescadores de camarão vão receber um salário mínimo durante o período.
Os pescadores de Macaé, no interior do Rio, tem até esta quarta-feira (22) para solicitar o seguro durante o período de defeso do camarão em 2017. Segundo a Prefeitura, o cadastramento deve ser feito na sede da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura, que fica no Centro, das 8h às 17h. Durante o período, os pescadores serão beneficiados com um salário mínimo e, em troca, ajudarão na preservação ambiental do município. 
O período de defeso impede a pesca do camarão no mar da Região dos Lagos e no Norte Fluminense a partir de 1º de março até 31 de maio. O defeso é estabelecido pelo Governo Federal no período em que acontece a desova, com o objetivo de garantir a perpetuação das espécies. As punições incluem advertência, multa, apreensão dos animais, destruição do produto e suspensão parcial ou total das atividades.
Nos três meses que acontece o defeso, fica proibida a pesca de arrasto para a captura de camarão-rosa, camarão-sete-barbas, camarão-branco, santana ou vermelho e barba-ruça.

Os pescadores inscritos no seguro vão atuar na limpeza básica nos meses de março, abril e maio dos patrimônios ambientais no Rio Macaé, Cais do Mercado de Peixes, Pontal da Barra, Canal Macaé/Campos e na Ilha do Francês.

Os profissionais vão participar também de curso sobre a retirada da Carteira POP (pescador profissional), de palestra sobre a saúde do pescador; beneficiamento do pescado e ainda palestras com os seguintes temas: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e educação ambiental.

Do G1 Região dos Lagos
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

RIO DAS OSTRAS 25 ANOS

PATROCINADOR

PUBLICIDADE