![]() |
Cerimônia de
abertura das Paralimpíadas Rio 2016, no
Maracanã
(Sergio Moraes/Reuters)
|
Comparada com a bela cerimônia da
Olimpíada, a abertura da Paralimpíada do Rio de Janeiro foi menor, tanto em
duração quanto em número de participantes. Mesmo assim, agradou e emocionou,
sobretudo a partir do momento em que o hino nacional soou, lenta mas
seguramente, nas teclas do piano tocado pelos dedos semiparalisados do maestro
José Carlos Martins. O sempre longo e entediante desfile dos atletas desaqueceu
o clima, mas o público voltou a pulsar junto com o coração (aquele que bate
dentro do peito, não o feito pelas mãos juntas) que o artista plástico Vik
Muniz, um dos idealizadores da cerimônia, montou no piso do Maracanã.
Como é quase impossível dissociar
a Paralimpíada da palavra superação, a abertura foi, para muitos participantes,
uma prova de força de vontade. Mas quem não se emocionou com o impecável pas de
deux dos dois dançarinos cegos, quem não bateu palmas para a loira atleta
americana que rebolou com categoria sobre duas próteses? Do impressionante
salto de um cadeirante sobre uma rampa em alta velocidade à projeção do nadador
e maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas, Daniel Dias, atravessando o
gramado com suas braçadas, o estádio se curvou aos atletas que vencem suas
deficiências e aprendeu a entender melhor o que virá pela frente nas
competições.
Da cerimônia de quatro horas
ficarão lembranças fortes e carinhosas. Mas do que mais vai se falar, quando
ela vier à baila nas conversas, é da sonora vaia que balançou o Maracanã três
vezes. No início se ouviu gritos de “Fora Temer”. No meio, quando o presidente
do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, não soube conter o público diante de
uma menção ao governo e deixou o buuuu se arrastar, ao vivo e a cores, por
longuíssimos 85 segundos. No fim, quando o presidente Michel Temer pronunciou
os Jogos abertos (para sorte dele, o microfone falhou durante parte da fala).
No mais, uma festa simpática e calorosa. Viva os atletas paralímpicos.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!