Avião da EgyptAir desapareceu no
mar Mediterrâneo mais cedo nesta quinta-feira, quando voava de Paris para o
Cairo
O presidente francês François
Hollande confirmou que o avião da EgyptAir que desapareceu na madrugada desta
quinta-feira durante voo de Paris para o Cairo "caiu e está perdido",
porém, o motivo da queda ainda não foi identificado. "Nenhuma hipótese
pode ser descartada, nem qualquer uma pode ser colocada acima de outra",
disse Hollande em coletiva de imprensa nesta manhã. Um total de 66 pessoas, dos
quais 56 passageiros, três seguranças e sete tripulantes, estavam a bordo da
aeronave que se perdeu no Mar Mediterrâneo, no início das águas territoriais
egípcias.
De acordo com o presidente, existe
a possibilidade de se tratar de um ato de terrorismo. "Poderia ser uma
hipótese terrorista, mas neste estágio nós devemos expressar nossa
solidariedade às famílias e encontrar a causa da catástrofe. Nós vamos
descobrir a verdade", afirmou o presidente. Entre os passageiros do avião,
havia 30 egípcios e 15 franceses, além de dois iraquianos, e um britânico, um
belga, um português, um canadense, um argelino, um saudita, um sudanês, um
chadiano e um kuwaitiano.
O ministro da Defesa da Grécia
declarou que a aeronave fez "guinadas repentinas" e mergulhou no ar
antes de desaparecer dos radares sobre o sul do Mediterrâneo. "O curso da
aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas). Imediatamente depois
entrou no espaço aéreo do Cairo, fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus
para a esquerda e 360 graus para a direita", disse o ministro Panos
Kammenos em entrevista coletiva. Em entrevista ao jornal britânico The
Guardian, o chefe de controle de tráfego aéreo grego Serafeim Petrou
insistiu que "não há chances" de o avião ainda estar no ar.
"Muito provavelmente, e infelizmente, a aeronave está no fundo do
mar", declarou.
Em função da tragédia, uma reunião
ministerial de crise foi convocada pelo presidente Hollande, para discutir a
hipótese de atentado. Tanto a França quanto o Egito são alvos do grupo
jihadista Estado Islâmico e os dois países são parceiros políticos e militares
na luta contra o extremismo muçulmano.
Separadamente, procuradores de
Paris disseram que estão abrindo um inquérito para investigar o incidente. A
fabricante Airbus e as autoridades aeronáuticas da Grécia também confirmaram o
desaparecimento do voo MS-804, mas não entraram em detalhes sobre as possíveis
causas da queda. Segundo a empresa, o aparelho, registrado sob o número de
série MSN 2088, foi entregue à Egyptair em novembro de 2003, portanto não era
antigo demais, e era comandado por uma tripulação que tinha 48 mil horas de
voo.
O desaparecimento dos radares
aconteceu às 2h29, horário de Paris (21h29 de Brasília), supostamente próximo à
ilha grega de Karpathos. O avião, que não tinha apresentado nenhum problema
mecânico, elétrico ou eletrônico e sua última manutenção, trafegava a 37 mil
pés de altitude e não emitiu um alerta de "mayday" ou advertências
automáticas antes de se chocar contra as águas do Mediterrâneo.
Cronograma do desaparecimento - O
departamento de aviação civil da Grécia divulgou um relato detalhado dos
momentos que antecederam o desaparecimento da aeronave, depois de sobrevoar o
território grego.
Veja o cronograma do que aconteceu
com avião até perder o contato:
(Os registros estão no horário
local, seis horas à frente do horário de Brasília)
02:24 - Voo 804 da EgyptAir de
Paris para o Cairo entra no espaço aéreo grego. Controle de tráfego aéreo
concede permissão para o restante do trajeto.
02:48 - O voo é transferido para o
setor de controle de tráfego aéreo seguinte e é liberado para sair do espaço
aéreo da Grécia. "O piloto estava de bom humor e agradeceu o controlador
em grego", afirmou representante do departamento de aviação civil.
03:27 - O controle de tráfego
aéreo de Atenas tenta fazer contato com a aeronave para fornecer informações
sobre a troca de comunicações e controle de Atenas para o controle de tráfego
aéreo do Cairo.
Apesar dos chamados repetidos, a
aeronave não responde, momento em que o controlador de tráfego ativa a
frequência de alerta, sem obter resposta da aeronave.
03:29 - A aeronave está sobre o
ponto de saída do espaço aéreo grego.
03:39:40 - O sinal da aeronave é
perdido aproximadamente sete milhas náuticas a sul/sudeste do ponto KUMBI,
dentro da Região de Informação de Voo do Cairo.
A assistência de radares da Força
Aérea grega é solicitada imediatamente para detectar o alvo, sem resultado.
03:45 - Os processos de busca e
resgate são iniciados e simultaneamente se informa a Região de Informação de
Voo do Cairo.
(Com Estadão Conteúdo e
Reuters)
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