Opositor Ramos Allup é eleito presidente do Parlamento venezuelano | Rio das Ostras Jornal

Opositor Ramos Allup é eleito presidente do Parlamento venezuelano

O deputado opositor Carlos Garcia Rawlins, novo presidente
 da Assembleia Nacional venezuelana
(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
'A Assembleia Nacional subalterna submetida ao Poder Executivo acabou', declarou Ramos Allup, que presidirá durante 2016 um Parlamento que terá maioria opositora
A oposição venezuelana elegeu na noite deste domingo como presidente da Assembleia Nacional, que iniciará a legislatura na terça-feira, o deputado veterano Henry Ramos Allup. O parlamentar prometeu que a maioria opositora, que controlará o Legislativo, vai recuperar sua autonomia, estimulará uma anistia para presos políticos e uma mudança de governo. "A Assembleia Nacional subalterna submetida ao Poder Executivo acabou", declarou Ramos Allup, que presidirá durante 2016 um Parlamento que terá, pela primeira vez em 16 anos, maioria opositora.
O político, líder da Ação Democrática (AD) - partido mais poderoso da história republicana da Venezuela antes de Hugo Chávez ser eleito presidente em 1999 -, obteve 62 votos, contra 49 de Julio Borges, representante do também opositor Primeiro Justiça. Ramos Allup reiterou que, entre suas primeiras ações, a oposição vai estimular um projeto de lei de anistia para presos políticos, apesar de o presidente Nicolás Maduro ter afirmado que vetará qualquer medida neste sentido. "Não vamos entrar em uma disputa com o governo, se o presidente diz que aceita ou não a lei de anistia. Ele não é quem para aceitar ou não aceitar uma lei, porque nós temos faculdades constitucionais para promulgá-la no caso de, em sua insensatez, negar tal promulgação", disse.
Ramos Allup também recordou que em julho do ano passado a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) assinou um acordo em que se comprometeu a oferecer, no período de seis meses, "uma solução democrática, constitucional, pacífica e eleitoral para a mudança do presente governo".
A eleição de domingo, celebrada em um hotel da zona leste de Caracas, contou com a presença de 111 dos 112 deputados opositores eleitos nas legislativas de 6 de dezembro. Três parlamentares opositores podem perder provisoriamente suas cadeiras, de acordo com uma decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), dominado pelos chavistas. Com isso, a MUD ficaria provisoriamente sem a maioria de dois terços (112 de 167 cadeiras) conquistada nas eleições parlamentares.

Ramos Allup ratificou a decisão da MUD de desafiar as impugnações, que chamou de "fraudulentas", e insistiu que os 112 deputados eleitos ocupação suas cadeiras na terça-feira. O advogado de 72 anos, que substituirá na presidência do Parlamento o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, é deputado desde 1992, com exceção do período 2005-2010, quando defendeu a abstenção nas eleições.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE