Começam cursos de gastronomia em parceria entre Senac e Prefeitura de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Começam cursos de gastronomia em parceria entre Senac e Prefeitura de Rio das Ostras

Atendendo à solicitação do Município, número de vagas foi ampliado para atender a todos os inscritos

Começaram nesta semana os cursos de gastronomia da Carreta Escola do Senac, em Rio das Ostras. Para atender à grande demanda, a pedido da Prefeitura, o Senac aumentou o número de cursos oferecidos, ampliando de 128 para 180 vagas. Com isso, todos os inscritos foram contemplados. A primeira turma a ter aulas foi a de auxiliar de cozinha. Além disso, serão oferecidas aulas de técnicas de pizzaiolo; doces para festas; saladas; técnicas para garçom; salgados para festas e bases de confeitaria. A carga horária varia de acordo com os cursos, que acontecem até janeiro de 2016.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carla Ennes, e o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres, prestigiaram a aula inaugural, dando boas vindas aos alunos.
“Trazer o Projeto Senac na Comunidade que oferece cursos gratuitos para Rio das Ostras foi a consolidação de mais uma parceria com o Sindicomércio. Tínhamos uma demanda reprimida de cursos na área de gastronomia e eles chegam num ótimo momento, quando podemos preparar nossa mão-de-obra para a alta temporada e motivar a abertura de novos negócios, gerando emprego e renda”, afirma a secretária.

O motoboy Clayton Macedo Souza, morador de Extensão Serramar, foi o primeiro da fila. Ele acredita que o curso pode significar uma mudança em sua vida.

“Foi a melhor coisa que aconteceu. Não tenho condição de pagar um curso deste, que pode custar até R$ 8 mil. Neste momento de crise, é importante estar qualificado. Estamos nos preparando para o verão e espero que com este curso consiga um emprego rápido”, disse Clayton. Os alunos de auxiliar de cozinha recebem uniformes e um kit de facas.

A carreta está instalada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O coordenador da Carreta Escola e instrutor, Júlio Lima, usa sua história como exemplo. Foi num curso do Senac que sua vida mudou. Morador de uma comunidade no Rio, ele aprendeu uma profissão e há cerca de 20 anos trabalha para a instituição.

“O Senac adota uma metodologia técnico operacional, além da parte teoria, os alunos aprendem fazendo. A carreta conta com duas ilhas, com dois fornos, montado como uma cozinha. Os nossos dados apontam que 81% dos alunos formados saem empregados”, destacou.


A iniciativa faz parte do programa Senac na Comunidade, com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras e o Sindcomércio e apoio da Fecomércio.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE