Casimiro de Abreu comemora conquista na luta contra a dengue | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu comemora conquista na luta contra a dengue

Resultado do último LIRA comprova baixos índices de infestação do mosquito transmissor no município.

Enquanto se fala em epidemia e estado de alerta em relação à dengue em muitos municípios do Brasil, inclusive no interior do Rio, Casimiro de Abreu é destaque na Baixada Litorânea. Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou os resultados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do mosquito Aedes Aegpity, o LIRA. No levantamento, o município aparece com um índice de 0,6%, o que significa um saldo positivo, já que até 1% é considerado satisfatório pelo órgão.

Em 2014, Casimiro registrou apenas dois casos de dengue, uma marca inédita no município. No primeiro mês de 2015, foram registradas cinco notificações, que até o momento, não foram confirmadas. Uma realidade oposta a do país. Segundo o Ministério da Saúde, em janeiro deste ano, o Brasil registrou um aumento de 57% dos casos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 40.916 notificações no primeiro mês de 2015, contra os 26.017 em janeiro de 2014.

Para o secretário de Saúde, Edson Mangefesti, o bom resultado de Casimiro de Abreu, que consegue manter baixos os índices de dengue há mais de um ano, é fruto de um trabalho árduo dos agentes de combate a endemias com a prevenção. “Apesar de estarmos em uma situação bastante confortável, não vamos parar por aqui. O nosso objetivo é conscientizar o máximo de pessoas sobre a importância da prevenção e  evitar o acúmulo de água parada. A prevenção é a melhor arma contra a dengue”, enfatizou.
  
TRABALHO INTENSIFICADO - Mais de 70 agentes comunitários têm, constantemente, visitado domicílios da sede do município e dos distritos, e, orientado moradores a evitar de deixar água acumulada em qualquer local, já que isto pode transformar o ambiente em um criadouro do mosquito. O trabalho de prevenção foi reforçado antes e durante o carnaval, período em que os agentes, além de conscientizarem os moradores, fizeram uma varredura pelos terrenos baldios e recolheram recipientes com água parada.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE