Pelo menos seis peemedebistas foram confirmados no comando de pastas do segundo mandato do governo Dilma.
A
presidenta Dilma Rousseff anunciou, há pouco, o nome de 13 ministros que farão
parte da equipe do segundo mandato. Todos os novos integrantes do primeiro
escalão do governo devem assumir oficialmente suas funções no dia da posse da
presidenta, marcada para as 15h do dia 1º de janeiro.
Aldo Rebelo
deixa o Ministério do Esporte, no qual coordenou as ações do governo durante a
Copa do Mundo, para assumir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Desde o governo Lula, o deputado assumiu a presidência da Câmara, foi ministro
da Coordenação Política e líder do governo e do PCdoB na Câmara.
Jaques
Wagner, atual governador da Bahia, será o novo ministro da Defesa no lugar de Celso Amorim.
O petista foi eleito deputado federal três vezes e ocupou cargos do primeiro
escalão no governo Lula, como o comando do Ministério do Trabalho e Emprego,
antes de Ricardo Berzoini, atual titular da pasta de Relações Institucionais.
Wagner foi eleito governador em 2006.
Na Educação, foi confirmado o nome de Cid Gomes, atual governador
do Ceará. Gomes obteve o primeiro mandato eletivo em 1990 como deputado
estadual. Seis anos depois, foi eleito prefeito de Sobral e reeleito para mais
um mandato. Em 2006 chegou ao governo do estado, eleito no primeiro turno. O
cearense foi responsável pela coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da
Silva para o segundo turno da eleição presidencial.
Como
ministro-chefe da Secretaria de
Aviação Civil, no lugar de Moreira Franco, também do PMDB, assumirá Eliseu
Padilha, ex-ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique
Cardoso. Advogado por formação e empresário, Padilha foi prefeito do município
gaúcho de Tramandaí, deputado federal e coordenou a campanha de Fernando
Henrique à Presidência da República.
Ainda do
PMDB, o deputado
Edinho Araújo (SP) vai comandar a Secretaria Nacional de Portos no
lugar de César Borges, que está no cargo desde junho deste ano. Edinho começou
a carreira política aos 23 anos, quando disputou sua primeira eleição a
prefeito. Foi três vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Em
2001, assumiu a prefeitura de São José do Rio Preto, foi reeleito em 2008 e
dois anos depois voltou ao mandato de deputado federal.
A nova ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO),
entrou para o ramo do agronegócio com a morte do marido em um acidente de
avião, em 1987. Nascida em Goiânia, ela é formada em psicologia pela
Universidade Católica de Goiás. Atualmente é presidente da Confederação da
Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Também do
PMDB, o paraense Helder Barbalho assumirá o Ministério da Pesca, substituindo
Eduardo Lopes. Barbalho foi candidato ao governo do Pará nas eleições deste
ano, pela primeira vez, mas perdeu para Simão Jatene, do PSDB. O novo ministro
é filho do senador Jader Barbalho e da deputada Elcione, ambos do PMDB. Ele
começou a carreira política há 15 anos, quando foi eleito o vereador mais
votado de Ananindeua. Barbalho também foi deputado estadual e, aos 25 anos,
eleito o prefeito mais jovem da história do Pará.
No
Turismo, permanece o atual ministro Vinícius Lages, que também é
filiado ao PMDB e está no posto desde março. Para o Ministério
das Cidades, o indicado foi ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do
PSD, que substituirá Gilberto Occhi, no cargo desde março.
Também foi
anunciado o nome do futuro titular da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão,
atual secretário-executivo da Casa Civil. O novo ministro do
Esporte será George Hilton, deputado federal pelo PRB de Minas
Gerais. Assumirá a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) a
professora Nilma Lino Gomes, integrante do Conselho Nacional de
Educação (CNE).
Hoje pela
manhã, Dilma Rousseff participou de uma rápida confraternização com os atuais
ministros de seu governo no Palácio da Alvorada. Dilma chegou uma hora depois
do horário marcado para o evento de confraternização. Quase 40 minutos depois
de sua entrada, os carros oficiais de ministros e parlamentares começaram a
deixar o local. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, que fica no cargo até
1º de janeiro, da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Adams, e do
Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foram os primeiros a sair.
Em seguida, o vice-presidente Michel Temer deixou o Alvorada seguido por outros ministros, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelos senadores José Pimentel (PT-CE), Acir Gurgacz (PDT-TO), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e Gim Argello (PTB-DF) e pelo candidato à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é adversário do nome do governo na disputa pela vaga, Arlindo Chinaglia (PT-SP), nas eleições marcadas para o dia 1º de fevereiro.
Em seguida, o vice-presidente Michel Temer deixou o Alvorada seguido por outros ministros, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelos senadores José Pimentel (PT-CE), Acir Gurgacz (PDT-TO), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e Gim Argello (PTB-DF) e pelo candidato à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é adversário do nome do governo na disputa pela vaga, Arlindo Chinaglia (PT-SP), nas eleições marcadas para o dia 1º de fevereiro.
Fonte: Agência Brasil

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!