No Brasil, 247 cidades aderiram à campanha, sendo 15 no
Estado do Rio de Janeiro.
No Brasil, 247 cidades aderiram à campanha, sendo 15 no Estado do Rio de Janeiro. Rio das Ostras é um dos municípios que vêm desenvolvendo uma política preventiva e já conta com certificado de participação, após o prefeito Sabino assinar a carta de intenções se comprometendo a cumprir as ações e a cidade iniciar as medidas preventivas.
A campanha pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios da redução de riscos, por meio da implementação de estratégias para a construção de cidades resilientes. Entende-se que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de emergências, por isso a necessidade de unir esforços entre os governos locais e a sociedade civil organizada. A proposta é desenvolver soluções inovadoras para a redução das vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança da população.
Para entrar no grupo de cidades resilientes é necessário desenvolver ações essenciais a serem implementadas; parte delas têm como origem as prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Major Eric Schueler, no início do mês Rio das Ostras participou da reunião na Secretaria Estadual de Defesa Civil, junto a representantes dos 92 municípios fluminenses. Já foram iniciados os trabalhos envolvendo as cidades da Região da Baixada Litorânea. Na ocasião, foi discutida a capacitação dos gestores municipais. Desde o ano passado, Rio das Ostras deu início ao Plano de Contingência de Desastres Naturais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!