Rio das Ostras abre Encontro da Cidade com a Ciência | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras abre Encontro da Cidade com a Ciência

Palestras debatem papel da Ciência no Município e reúnem dezenas de alunos na Câmara dos Vereadores

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu na manhã da quinta, dia 22, o II Encontro da Cidade com a Ciência, na Câmara dos Vereadores. O evento, que visa discutir a Ciência como parte integrante do cotidiano, reuniu secretários municipais e dezenas de alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) e do Colégio Jacintho Xavier Martins.

O conferencista José de Augusto Abreu Aguiar, assessor pedagógico do Instituto Nossa Senhora da Glória da Unidade de Macaé, iniciou o Encontro com a palestra “Sabedoria e conquistas para o desenvolvimento da Humanidade”.

Para o professor, a Ciência não pode ser vista como um saber atrelado aos avanços tecnológicos. “Cometemos o grave erro de separá-la de nosso cotidiano. Todo conhecimento produzido por intermédio de nossa relação com a natureza é Ciência, em todos os níveis. Uma cidade voltada para o conhecimento deve repensar seu projeto de Educação, precisa sair da zona de conforto. As próximas gerações serão fundamentais neste processo”, enfatizou.

Presente ao Encontro, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou os avançados tecnológicos ocorridos nos últimos anos. “Vivemos num mundo cada vez mais dinâmico. As transformações foram assustadoras e precisamos nos preparar. Hoje vivenciamos um crescente movimento de interiorização das universidades no país e Rio das Ostras não foi exceção. Vamos renovar a vontade de descobrir o mundo”, ressaltou.

CIÊNCIA MÓVEL
 - O II Encontro da Cidade com a Ciência também traz para o Município o projeto “Ciência Móvel” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, equipamentos interativos e outras atividades para os municípios do Estado. Em Rio das Ostras, a unidade ficará estacionada no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, em Jardim Mariléa, nos dia 22, das 8h30 às 20h, e 23, das 8h30 às 16h.

Além de promover a divulgação científica, a unidade oferece aos jovens um espaço de descobertas e encantamento pela Ciência e Tecnologia, por intermédio de diversas atividades interativas.


“Hoje os alunos de Rio das Ostras não precisam sair do Município para conhecer o “Ciência Móvel”. Nesta edição do Encontro, cerca de 5 mil estudantes irão visitar suas atividades e descobrir o quanto o conhecimento pode ser divertido. Queremos que todos participem do desenvolvimento de nossa cidade”, destacou Eronei Leite, secretária de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!