Búzios inicia campanha de vacinação contra a Febre Aftosa | Rio das Ostras Jornal

Búzios inicia campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A vacina é direcionada para bovinos com até 24 meses e está sendo aplicada na fazenda Porto Velho, próximo à entrada de José Gonçalves.

Teve início no dia 26, e vai até dia 30 de novembro, a campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa. A imunização está sendo realizada pela Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ). A vacina é direcionada para bovinos com até 24 meses e está sendo aplicada na fazenda Porto Velho, próximo à entrada de José Gonçalves. A expectativa é que, durante o período de campanha, sejam vacinados cerca de 700 animais.

Transmitida através de um vírus que está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes, a Febre Aftosa é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos. Quando contaminados, os animais apresentam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo, param de comer e beber, enfraquecem e têm uma severa perda de leite e carne.
 

A orientação do Ministério da Agricultura é que o proprietário que identificar nos animais algum desses sintomas deve comunicar imediatamente à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca da cidade para que esta faça uma inspeção nos animais, tomando as providências necessárias.
 

Para se conseguir a erradicação e a prevenção da doença é fundamental que todos os animais sejam vacinados. Quanto mais rápida a doença for detectada, mais veloz será a contenção e menor o prejuízo para os criadores. Se confirmada a infecção com a doença, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício do animal doente e eliminação das fontes de infecção. 
 

Outras informações sobre a campanha de vacinação podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca: (22) 2623-0196.
 


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE