Treze mil alunos da Baixada Litorânea do Rio participam da 9ª OBMEP | Rio das Ostras Jornal

Treze mil alunos da Baixada Litorânea do Rio participam da 9ª OBMEP

Alunos de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu fazem as provas.
Estudantes do Ensino Fundamental participam desta avaliação nacional.

Alunos da rede pública de todo o Brasil, que se inscreveram, realizam nesta terça-feira (4) as provas da primeira fase da 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). 

Em Macaé , 11 mil alunos de 20 escolas vão participar das avaliações. As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde, pelos professores da rede pública. Em todo o país foram inscritos mais de 18,7 milhões de alunos de 47.144 escolas. As primeiras provas foram aplicadas na manhã desta terça-feira (3) para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. À tarde, é a vez dos alunos do 8º e 9º anos.

Entre as escolas participantes está a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, no bairro Costa do Sol. A escola possui histórico de conquistas nos últimos dois anos. O aluno Maycon Gomes Moreno, de 13 anos, conquistou medalha de bronze em 2011 e, no ano passado, medalha de ouro, que será entregue ao aluno macaense em um evento no próximo dia 19, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Rio das Ostras participa desta edição das Olimpíadas com 13 escolas. Ao todo, são 1.200 alunos participantes da edição brasileira. Em Casimiro de Abreu, 1.195 alunos de três escolas estão participando das avaliações da Olimpíada de Matemática. Até o final da tarde, professores das escolas Ciep Brizolão 406 Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, Ciep Brizolão 459 Municipalizado José Bicudo Jardim e Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho aplicam as avaliações.

Prova

A prova da OBMEP conta com questões de múltipla escolha e problemas que destacam as edições anteriores das provas, com abordagens de aritmética e geometria. O material encaminhado pela coordenação regional da OBMEP consiste em testes que envolvem lógicas, jogos e análises combinatórias (possibilidades). O material da prova ficará com os próprios professores, que poderão utilizá-lo como instrumentos pedagógicos nas aulas de matemática.

OBMEP

A OBMEP é reconhecida por reforçar o aprofundamento do estudo da matemática e desenvolver habilidades como raciocínio, criatividade e capacidade de observação. Terça-feira, dia 18, será a data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase da avaliação. Já a segunda etapa será aplicada no dia 14 de setembro, com os alunos que conseguirem os melhores resultados. Nesta última etapa, a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será discursiva.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir talentos na área.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!