Garantia dos direitos culturais é discutida no Fórum Municipal de Cultura, em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Garantia dos direitos culturais é discutida no Fórum Municipal de Cultura, em Macaé

Evento aconteceu na última quarta-feira (19), no Sindipetro NF.


Em meio ao atual momento político do país, a Prefeitura de Macaé dá um importante passo com a realização do Fórum Municipal de Cultura. O evento, que foi promovido na quarta-feira (19), às 19 horas, no auditório do Sindipetro NF, abriu um canal de diálogo com a sociedade a respeito da garantia dos direitos culturais através da implementação do Plano Nacional de Cultura.

O evento iniciou com um vídeo, compilado pelo Solar dos Mellos, com imagens que retratam momentos da história de Macaé. O vice-prefeito, Danilo Funke, lembrou a importância do resgate da cultura e história locais para a identidade cultural do município.

- Quando fui vereador, apresentei um projeto de lei que criava um roteiro oficial histórico-cultural do município de Macaé. Isso foi em 2010, mas foi derrubado pela Câmara naquele momento. A cultura é fundamental para que resgatemos nossa identidade. O macaense tem que voltar a ter orgulho de Macaé e quem mora aqui, mas não nasceu no município, tem que ter carinho com a cidade e vontade de estar aqui – ressaltou.

A vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, também destacou a importância da cultura para a identidade municipal. “Essa semana, estamos fazendo o exercício do diálogo. Temos o desafio de olhar para os patrimônios e dizer que eles precisam estar de pé, precisam ser ocupados pela população, pelo cidadão. Este é um desafio que assumimos juntos. Uma cidade que não reconhece sua história, jamais vai ter o reconhecimento da sua cidadania”, considerou.

O vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo de Tarso, fez uma análise do momento que o país vive e pontuou a importância da participação da população na cultura.

O Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso, comentou a implantação dos Sistemas de Cultura. “Muito interessante começar a noite com um vídeo sobre os 200 anos da cidade que remete a momentos e circunstâncias cotidianas da história e efetivamente dos 200 anos de Macaé. E eu costumo dizer que cultura é informação. Política cultural é o mecanismo que estabelecemos para garantir o fluxo dessa informação, a troca, o diálogo. Cultura é expressão, manifestação, a língua que falamos, a roupa que vestimos, são os nossos valores, as nossas crenças, as nossas fés, as nossas tradições, nossas memórias”, avaliou.

O Fórum foi uma preparação para a Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 28 e 29 de junho, no auditório da Cidade Universitária. Os interessados em participar deverão realizar a inscrição pelo site da Prefeitura de Macaé. Durante a conferência serão discutidos os eixos “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”; “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cidadania e Direitos Culturais”; e “Cultura e Desenvolvimento”.

A 3º Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano. A realização das Conferências Municipais ou Intermunicipais é condição imprescindível para participação de delegados na etapa Estadual ou Territorial e os Eixos Temáticos deverão contemplar a temática estadual e nacional, sem prejuízo das questões locais.

Além dos eixos a serem trabalhados, haverá uma gama de outras discussões, como a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura, a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, e debate sobre as experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de cultura.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE