Escolas de Macaé vão elaborar projetos coletivos em ação integrada com pontos de cultura | Rio das Ostras Jornal

Escolas de Macaé vão elaborar projetos coletivos em ação integrada com pontos de cultura

Cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011.


As 13 escolas municipais cadastradas no programa federal Mais Educação que foram selecionadas para se inscrever no programa Mais Cultura terão até o dia 30, um domingo, para elaborar projeto coletivo junto a artistas, pontos de cultura e ONGs. Para isso, o plano deverá ser elaborado pelas unidades municipais e iniciativa cultural parceira, que devem descrever e fundamentar o projeto conforme as regras. 

Após este período, a coordenação do Mais Educação do município vai analisar os materiais que serão enviados para os Ministérios da Educação (Mec) e da Cultura. Cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e 22 mil, proporcionalmente calculados em relação ao número de alunos registrados no censo de 2011.

De acordo com a coordenação do Mais Educação de Macaé, os dirigentes das escolas municipais devem entrar em contato para formular o projeto e assim, fortalecer o elo com artistas, representantes de capoeira e de pontos de cultura para que o projeto seja formulado de maneira adequada e que possa também contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

O programa Mais Educação tem o objetivo de fomentar ações que promovam manifestações culturais com as unidades contempladas com o Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação (MEC). Durante a primeira fase do projeto, o Governo Federal vai analisar cinco mil projetos. Na segunda etapa serão iniciadas as atividades.

O Mais Cultura nas Escolas é um programa dos Ministérios da Educação e da Cultura e visa reforçar a estruturação de uma Política Nacional de Cultura para a Educação, celebrada pelo Acordo de Cooperação Técnica .

Com o início do programa cultural do Governo Federal na rede municipal de ensino, serão desenvolvidas atividades voltadas para processos artísticos e culturais contínuos, podendo ser realizadas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da escola, ou fora dele, sob orientação pedagógica da escola. Entre as propostas estão destacar o diálogo entre saberes escolares e comunitários e a integração de espaços escolares com espaços culturais diversos, equipamentos públicos, centros culturais, bibliotecas públicas, pontos de cultura, praças, parques, museus e cinemas.

Os recursos para o Mais Cultura serão disponibilizados via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola/ FNDE) e poderão custear contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas, aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços diversos, locação de transportes, serviços e equipamentos e aquisição de materiais permanentes.

Mais Educação - Macaé conta com 13 unidades municipais que aderem o Mais Educação desde o ano letivo de 2012. Entre as oficinas que são executadas no programa estão reforço escolar de letramento e matemática, dança, canto, teatro, voleibol, educação ambiental, tênis de mesa, xadrez, promoção da saúde, capoeira, banda de fanfarra, judô, ginástica rítmica e educação em direitos humanos. 

Em Macaé, as escolas municipais contempladas são Carolina Curvello Benjamin, Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Eraldo Mussi, Professora Elza Ibrahin, Pedro Adami, Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Aterrado do Imburo e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. A previsão é que 14 novas escolas façam a adesão ao programa, ainda neste ano.

O programa foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
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