Programa de saúde em Casimiro de Abreu recebe aprovação de moradores | Rio das Ostras Jornal

Programa de saúde em Casimiro de Abreu recebe aprovação de moradores

Equipe da Secretaria de Saúde está trabalhando no contraturno do expediente para checar necessidades dos moradores.

Casimiro de Abreu quer chegar a 100% de cobertura no atendimento aos moradores assistidos pela Estratégia Saúde da Família - ESF. Para isso, um projeto implantado pela Secretaria de Saúde, por meio do Posto de Saúde do Centro, começou a mapear, no período noturno, as residências que ficam fechadas durante o horário comercial em função de, na maioria, os proprietários trabalharem durante o expediente de atuação dos agentes. 

O objetivo, além de fortalecer a saúde básica, é fazer o cadastramento das famílias, traçar o perfil dos moradores, suas necessidades de saúde e encaminhá-los, quando necessário, para realizar exames de baixa, média e alta complexidade. 

Durante as visitas domiciliares noturnas, técnicos em Enfermagem estão aproveitando para realizar hemoglicotestes (para verificar a taxa de glicose) e aferição da pressão arterial. 
 

O primeiro “mutirão” foi realizado na noite de segunda-feira, dia 8. Três agentes comunitários de saúde e a enfermeira chefe da ESF do Centro, Laís Mozer, conseguiram visitar 36 residências e fazer o cadastro de 21 moradores.
 

A enfermeira conta que a equipe conseguiu identificar uma moradora idosa que tem dificuldades de locomoção, mas que a partir de agora receberá atendimento médico e de enfermagem mensalmente em sua própria residência.

APROVAÇÃO DOS MORADORES -
 Os moradores elogiaram a iniciativa da Prefeitura para viabilizar o fortalecimento da saúde básica. Residente em Casimiro de Abreu há cinco meses, Poliana Cordeiro, professora universitária, declara que ficou surpresa com o projeto. “Já morei em outras cidades e nunca vi nenhuma ação como essa que se adequasse à rotina dos moradores. Acho a iniciativa de suma importância, pois aproxima o Poder Público da comunidade e mostra o quanto a Prefeitura prioriza as políticas públicas de saúde coletiva”, avaliou a professora.     

AGENDA DE VISITAS - O próximo mutirão para cadastrar os moradores de residências que ficam fechadas durante o horário comercial será na segunda-feira, dia 15. Esse trabalho de acompanhamento presencial das famílias foi planejado para acontecer todas as segundas das duas primeiras semanas de cada mês. A meta é visitar cerca de 30 casas a cada saída no contraturno. 

Após o cadastramento de todos os moradores do Centro, o objetivo da Secretaria de Saúde é estender o projeto aos demais 10 postos de saúde
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE