II Macaé Cine: Inscrições estão abertas | Rio das Ostras Jornal

II Macaé Cine: Inscrições estão abertas


O II Macaé Cine acontecerá de 26 a 30 de novembro, no Solar dos Mellos, e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 30 de setembro.

O sonho do cineasta macaense Thales de Moraes, falecido no início deste ano, continua vivo e vai prosseguir sendo aplaudido na cidade e na região. É o Macaé Cine, em sua segunda edição, que acontecerá de 26 a 30 de novembro, sempre às 19h, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé - Rua Conde de Araruama, 248 - Centro. O evento, na abertura desta edição, prestará uma expressiva  homenagem a Thales de Moraes, grande idealizador do projeto.

Assim, incrementando a cultura no município, o II Macaé Cine 2012 oferecerá à população a oportunidade de estar em contato com as novas linguagens cinematográficas, oficinas técnicas e novos olhares da sétima arte. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 30 de setembro. O regulamento pode ser conferido, no site www.macaecine.com.br.

Além da exibição dos filmes, o festival vai contemplar o público participante com uma Exposição Fotográfica, que acontecerá no próprio local do evento. A mostra reunirá 30 fotos da cidade de Macaé selecionadas através de redes sociais na internet, onde os internautas ainda podem interagir e participar do Macaé Cine, enviando suas fotos no tamanho e resolução indicados. Neste sentido, Macaé avança no roteiro dos grandes festivais de cinema do país. 

Programação do II Macaé Cine

O II Macaé Cine constará de Mostra Nacional, com exibições de filmes vencedores do Noite Contemporânea no Rio de Janeiro. Haverá ainda a Mostra Competitiva Visões Macaenses, com curtas-metragens produzidos ou dirigidos por macaenses. Para essa mostra haverá premiação de "Melhor Ficção" e "Melhor Documentário", escolhidos através de júri popular, e a premiação "Thales de Moraes" através de júri técnico.

O festival terá ainda a Mostra Teen, que acontecerá durante os três dias de evento, podendo os candidatos agendarem suas participações diretamente com as escolas de nível fundamental e médio, para exibições e debates durante horário de aula no auditório do Solar dos Mellos.

Oficinas abertas ao público

A promoção também oferecerá duas oficinas no Solar dos Mellos. A primeira direcionada para professores da rede pública e privada de Macaé, abordando o tema "Fotografia Cinematográfica", onde os professores poderão aprender como é possível trabalhar a linguagem audiovisual em sala de aula utilizando-se de recursos mínimos e simples, como câmeras de celular, por exemplo. Esta oficina acontecerá em Outubro, com duração de 4h. A segunda ocorrerá durante o Macaé Cine, no dia 30 de novembro, sobre o tema "Interpretação para Atores", com foco em cinema e TV, também com duração de 4h.

Thales de Moraes

Macaense, apaixonado pela sétima arte e pela educação, Thales de Moraes fez o Ensino Fundamental no Castelo e no antigo São José, formando-se posteriormente em Técnica em Informática pela Escola Técnica Federal de Campos - Uned Macaé. Cursou cinema com bolsa integral do PROUNI e Pedagogia pela UERJ, sendo Pós-Graduado pela UFF em Gestão e Gerenciamento de Projetos, e pela UVA em Arte, Cultura e Sociedade no Brasil, e ainda Pós-Graduando pelo Instituto de Bioquímica Médica, Programa de Educação, Gestão e Difusão de Biociências em Prática Docente.

Foi Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Documentarista e Curtas-Metragistas do Estado do Rio de Janeiro (ABDeC-RJ), Educador Social do Instituto Nextel, Produtor do Ponto de Cultura - Tempo Glauber Cultura em Movimento, Produtor Executivo e Curador do Festival de Curtas Noite Contemporânea CINE FEST,  Produtor Associado do Longa "Profana" - dir: João Rocha; tendo produzido muitos curtas e vídeos institucionais, além de possuir DRT de Diretor de Produção pelo SATED e STIC.

O cineasta Thales de Moraes sonhou em realizar na cidade uma nova opção de entretenimento cultural, promovendo edições anuais para possibilitar aos talentos macaenses expressar e exibir seus trabalhos, através do segmento Mostra Visões Macaenses. Ele construiu sua carreira no Rio de Janeiro, mas reaproximou de suas origens para concretizar um sonho: o 1º Festival de Cinema de Macaé. Junto a Império Produções realizou em outubro de 2011 o I Macaé Cine, através do Circuito Noite Contemporânea, revelando uma produção audiovisual local de qualidade.

Infelizmente, Macaé perdeu este grande entusiasta da cultura, deixando uma profunda tristeza e saudade naqueles que o conheceram ou trabalharam ao seu lado.

Autor: Isis Maria Borges Gomes 
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE