Rio enche em Nova Friburgo, leva passagem improvisada de pedestres e deixa moradores ilhados | Rio das Ostras Jornal

Rio enche em Nova Friburgo, leva passagem improvisada de pedestres e deixa moradores ilhados

Duas pontes estão com a estrutura comprometida e foram interditadas.
A pinguela que era alternativa de passagem foi levada pela força da água.

Em Nova Friburgo, enchente. O Córrego Dantas subiu tanto no fim de semana que deixou a Defesa Civil em alerta e moradores ilhados. A correnteza levou a única passagem que servia, de forma improvisada, para travessia de pedestres. Os resultados do pouco investimento para a recuperação da cidade já começaram a aparecer. No bairro Córrego Dantas, um dos mais atingidos pelo temporal em janeiro, as imagens do domingo (17), trouxeram de volta lembranças de um início de ano de difícil. Duas pontes estão com a  estrutura comprometida e foram interditadas para a passagem de veículos. A pinguela que era alternativa de passagem foi levada pela força da água. As ruas ficara cheias de lama. Para passar, os moradores têm dificuldade.

Quando a gente pensa que a dificuldade acabou, vem outro obstáculo. As casas e os estabelecimentos comerciais que ficam próximos ao rio não conseguiram escapar da enchente.  Tudo isso aconteceu porque, segundo os moradores, a chuva forte do fim de semana fez o Córrego Dantas transbordar. O pior para eles foi que ninguém recebeu nenhum alerta de cheia e nem a sirene soou.

Centenas de pessoas ficaram ilhadas por horas. A Cruz Vermelha, que já estava no local para um treinamento, se mobilizou para reconstruir a passagem. E quem iria receber no domingo orientações e matérias de salvamento, acabou tendo aprender tudo na prática.

A Defesa Civil de Nova Friburgo disse que as sirenes de alerta não foram acionadas porque a página do Inea na internet, que monitora e informa sobre o risco das cheias nos rios, saiu do ar. Em contato com o Instituto por telefone, foi orientada a não acionar o aviso. Já o Instituto Estadual do Ambiente alega que este aviso independe do site estar no ar, porque é feito por mensagens enviadas para o celular. E negou que tenha recebido ligações da Defesa Civil de Friburgo. Sobre a ponte improvisada que foi levada pela água, a Defesa Civil disse que já pediu a construção de uma definitiva no local.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!