O Trauma de um Líder
O Pentateuco é um conjunto dos cinco Livros Inspirados, conhecido também como A Lei de Moisés ou para ou judeus Torá Sagrada.
Os Livros que compõe são:
BERESHIT............................. GÊNESIS
SHEMÓT.............................. ÊXODO
VAYIKRÁ.............................. LEVÍTICO
BAMIDBAR.......................... NÚMEROS
DEVARIM............................ DEUTERONÔMIO
Os nomes derivam do grego e estão relacionados com o conteúdo, enquanto as denominações hebraicas são constituídas pela primeira ou principal palavra do início de cada livro.
A autoria do Pentateuco é atribuída a Moisés, que o escreveu sob inspiração Divina. E aqui quero chamar a atenção para algo revelado:
Sendo a Bíblia um conjunto de Livros inspirados por Deus e no caso o Pentateuco escrito pelo autor Moisés, o que nos chama a atenção é exatamente o conjunto descrever a biografia do autor inclusive O SEU TRAUMA.
Shemót (êxodo = Os Nomes) relata toda a vida biográfica deste líder Moisés. O primeiro capítulo inicia com a narração da opressão do rei Faraó ante ao povo hebreu, o motivo do decreto para exterminar os meninos. O capítulo dois já narra o nascimento de Moisés e a coragem da mãe em colocá-lo nas águas do Nilo.
A filha do rei Faraó juntamente com suas criadas, se refrescando nas águas do Rio observa que um cestinho se aproxima e dentro um choro de criança, ao retirá-lo das águas do Nilo dá a sua própria mãe para amamentá-lo e Põe o nome da criança, MOSHÉ = TIRADO DAS ÁGUAS = MOISÉS.
A sina do nome Moisés vai pesar na vida do menino. Embora tenha permanecido com sua verdadeira mãe apenas nos seus primeiros anos de vida, ela conseguiu incutir nele o amor e a lealdade a seu povo. Assim a convivência no palácio não o converteu num príncipe egípcio, e sim soube permanecer longe do semitismo e perto do judaísmo.
Porém com toda criação egípcia, e vendo nos hieróglifos das paredes do palácio as crianças hebréias que eram jogadas no Rio Nilo, os crocodilos se alimentando das crianças e outras transpassadas pela espada egípcia, isso gera no líder um TRAUMA.
Líder traumatizado é líder travado. Êxodo 7: 19. Está escrito: “E disse o Eterno a Moisés: Diz a Arão: toma a tua vara e estende tua mão sobre as águas do Egito, sobre teus rios e sobre seus canais, e sobre suas lagunas, e sobre toda reunião de água, e serão sangue; sangue haverá em toda terra do Egito e nas madeiras e nas pedras”.
Se observarmos todas as pragas lançadas sobre o Egito, em todas elas Moises toma a frente e domina com autoridade, porém, nas águas do Nilo ele necessita da ajuda de Arão. Na verdade Arão toma a frente. As águas eram O TRAUMA DE MOISÉS.
Não havia chegada a hora de Deus curar o líder, ainda. Mas quando depois de todas as pragas serem lançadas sobre o Egito e Moisés conduz o povo, ao chegar na frente do Mar Vermelho, o líder é travado.
Êxodo 14:15,16 “ E disse o Eterno: Que clamas a Mim? Fala aos filhos de Israel que marchem! E tu, levanta a tua vara e estende a tua mão sobre o mar e fende-o, e entrem os filhos de Israel pelo meio do mar, em seco.”
Ao clamar ao Eterno, em função do trauma, o Senhor diz a Moisés... “diga aos filhos de Israel que marchem”. Nesse momento o Senhor estava abrindo o Mar Vermelho para que o povo passasse e ao mesmo tempo curando o trauma de um líder.
Seja qual for o trauma na sua visa, seja do passado, de infância, ou maldição lançada sobre sua vida, está anulada no poder do Nome de Jesus.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!