Curso para casais gestantes é realizado em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Curso para casais gestantes é realizado em Rio das Ostras

Profissionais voluntários deram orientações sobre gestação, parto e cuidados com o recém-nascido
O objetivo foi promover a segurança e estabilidade emocional dos casais gestantes
Dezenas de gestantes e futuros papais participaram do primeiro Curso do Casal Gestante, promovido pelo Núcleo de Atenção à Mulher – Nuam, no sábado, dia 5, no auditório da Pousada das Tartarugas, em Rio das Ostras. As aulas foram ministradas por um grupo de profissionais voluntários. O objetivo foi promover a segurança e estabilidade emocional dos casais gestantes e prepará-los para o parto e para os cuidados com o recém-nascido.
Idealizador do Curso, o ginecologista e obstetra André Gervásio explica que a vontade de orientar de maneira mais ampla casais gestantes surgiu na rotina de atendimento em seu consultório. “Durante uma consulta nem sempre é possível esclarecer todos os detalhes, as informações do período que compreende a gestação e o parto, e as dúvidas dos casais, em especial quando são pais pela primeira vez”, justifica, complementando que “o curso, além de um amplo conhecimento teórico, possibilita algumas demonstrações práticas e a troca de experiências entre os casais”.
André Gervásio, que também é presidente da Associação Médica de Rio das Ostras, palestrou sobre gestação e parto. Para ele, “A presença integral do pai nos primeiros dias após o nascimento é fundamental para a mulher se sentir apoiada e resistente à melancolia e depressão, muitas vezes comum no pós-parto”.
 A professora Alessandra Santos, mesmo com a experiência de já ser mãe de um menino de 10 anos, estava presente no curso junto com o esposo, Moab Sá. Grávida de seis meses, diz que o que mais a motivou a fazer o Curso foi garantir mais tranqüilidade à gestação. O marido conta que faz questão de acompanhá-la em todas as consultas, a fim de buscar cada vez mais conhecimento sobre as especificidades da gestação. “Aqui pudemos aprender ainda mais e nos sentimos seguros, pois os profissionais falaram de cada detalhe da gestação, do parto e do nascimento”, declarou Moab.
 Vanessa Carvalho, fisioterapeuta organizadora do Curso do Casal Gestante, além de palestrar sobre a importância de exercícios durante a gravidez, fez práticas de alongamento e relaxamento induzido pela respiração e por meio da contação de história.
Moradora do município de Casimiro de Abreu, Luciane de Souza está grávida de três meses de seu primeiro bebê. Ela já optou que quer dar à luz de parto normal e para estar melhor preparada para o momento, continua fazendo atividades físicas, como Pilates, e se alimentando de frutas e legumes.
Durante o Curso do Casal Gestante, assuntos como sexualidade no período gestacional, amamentação para promover a saúde da mãe e do recém-nascido, higiene bucal no bebê e vacinação foram temas desenvolvidos pelos profissionais, entre eles as psicólogas Márcia Dias e Janaína Zimer. Um dos momentos de destaque foi com a palestra da advogada Mônica Maciel, que deu orientações sobre a legislação trabalhista para gestantes. Ela citou a Lei 11.804 de 2008, de Alimentos para o Nascituro, a qual possibilita a cobertura de despesas durante a gestação, custeadas pelo pai. O objetivo é proporcionar o direito à alimentação à mulher grávida.
A pediatra Ana Cristina Guerrieri destacou a importância de o casal gestante ir a uma consulta pediátrica ainda durante o pré-natal, no terceiro trimestre da gestação, a fim de elencar um especialista e estabelecer a relação de confiança com o médico, antes do nascimento do bebê. “Em uma consulta antes do nascimento é possível obter muitas informações sobre as necessidades do recém-nascido, bem como as formas do aleitamento materno, tão essencial para a saúde da mamãe e do bebê”, disse.
Gláucia Baumgartner e Luiz Felipe estão aguardando a chegada de sua primeira filha. Ele conta que foi motivado a participar do Curso do Casal Gestante pela esposa e avalia que a experiência foi gratificante para “evitar erros” no parto e nos cuidados com o recém-nascido. Já a futura mamãe declara que achou importante o conteúdo e as similaridades das experiências vividas pelos demais casais “grávidos” presentes no Curso.  
No encerramento, a oftmalmologista Nairacyr Pestana fez uma participação especial para falar sobre a importância do exame oftalmológico na infância e a necessidade da realização do teste do olhinho até o primeiro mês de vida. O Curso do Casal Gestante contou com o apoio do Centro de Diagnósticos Cedi, Farmácia de Manipulação Ciência Magistral, Hortifruti, Laboratórios Bayer, Achè e Farmoquímica.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!