O espetáculo se passa no período em que os cangaceiros estavam sendo perseguidos pelo governo de Getúlio Vargas.
Em cartaz nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30.
A comédia de costume “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”, depois de divertir o público de Rio das Ostras no último fim de semana, permanece em cartaz nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30. Atração do Teatro Popular, sempre às 20h, a peça recria o universo do cangaço, fenômeno social que ocorreu nas décadas de 1920 e 1930, principalmente no sertão nordestino brasileiro.
Encenado pela Cia. de Teatro Artittude, o espetáculo nasceu durante uma aula do 3° ano do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Com o título de “As Cangaceiras”, o esquete foi concebido durante a aula do professor Reynaldo Lisboa, que sugeriu uma releitura do universo do cangaço.
Aproveitando o conteúdo dramático produzido pelos alunos, Reynaldo Lisboa organizou a ideia em diálogos, possibilitando a formação de um esquete intitulado “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza” que teve sua estreia no IV Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, em 2008. O esquete levou para casa o prêmio de melhor cenário, composto por cactos confeccionado pela cenógrafa Lúcia Reis, além de receber indicações para melhor esquete, melhor iluminação e melhor texto original.
O grupo Artittude decidiu remontar o esquete, transformando-o em uma peça maior, com adaptações de Henrique Haddefinir e direção de Carlos Henrique Pimentel, adicionando novos personagens e propondo um extenso universo do cangaço. O espetáculo se passa no período em que os cangaceiros estavam sendo perseguidos pelo governo de Getúlio Vargas e retrata o bando de Maria Urtigão que se vê em situações de ameaça, perseguição e miséria.
SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº - Centro
“O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”
Dias 28, 29 e 30 de outubro, às 20h
Ingressos a R$ 20 (inteira), R$ 10 (estudantes, maiores de 65 e antecipados).
Esse Bando,com certeza será um orgulho para o mundo das artes cênicas na cidade de Rio das Ostras.
ResponderExcluirDricka Ferrary/Rio das Ostras-Rj