O documento atende a determinação do Governo Federal para que os municípios brasileiros criem seus planos de saneamento até 2013.
O evento foi realizado no Parque dos Pássaros
Rio das Ostras, Macaé e Casimiro de Abreu firmaram, nessa terça-feira, dia 23 de agosto, o Plano de Saneamento. O pacto foi assinado pelos prefeitos de Rio das Ostras Carlos Augusto, de Macaé, Riverton Mussi e pelo Secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Maurício Pinheiro, representando o prefeito Antônio Marcos. O evento foi realizado no Parque dos Pássaros e contou com as presenças do Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Marilene Ramos.
O documento atende a determinação do Governo Federal para que os municípios brasileiros criem seus planos de saneamento até 2013. “Com essa exigência e com o incentivo do estado, todos os 92 municípios terão seus planos assinados antes do fim desse ano. Essa é a primeira parte do caminho para se fazer o saneamento ambiental em seu sentido mais amplo, englobando os quatro elementos: água, esgoto, lixo e drenagem” explica Carlos Minc.
Para o prefeito Carlos Augusto, a iniciativa demonstra que Rio das Ostras está disposta a continuar crescendo, sem com isso, prejudicar a natureza. “A determinação de nossa administração é buscar o desenvolvimento, mas com garantia e responsabilidade com a preservação do meio ambiente”, diz. A cidade, inclusive, foi elogiada por Carlos Minc. “Rio das Ostras fez o emissário, ou seja, já é pioneira nessa questão. Com a assinatura do plano, terá diretrizes e possibilidades de captar recursos para proteger os corpos hídricos e a saúde da população”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, acredita que a otimização de esforços entre município e estado é fundamental para a conservação do meio ambiente na região. "Nossa região possui belezas naturais exuberantes e o Governo não pode permitir o despejos de detritos nas águas. A assinatura deste plano de saneamento é o pontapé inicial para resolvermos esta questão aqui na região", declarou.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Max Almeida, explicou que a assinatura do termo marca o início de amplos estudos sobre o saneamento, uma forma de melhor planejar futuras ações na área. O evento contou com as presenças do vice-prefeito Wilton Broder, vereadores, secretários municipais e comunidade.
Mais cedo, às 10h, houve a inauguração do canal extravasor e vertedouro da Lagoa de Imboassica, na fazenda das Garças.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!