Projeto 4ª com Cinema deste mês terá debate com jornalista especializado em coberturas policiais e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio das Ostras
A sessão de cinema acontece na 4a feira, 27 de julho, às 18h, no SINDSERV-RO, Rodovia Amaral Peixoto, 3234, Nova Aliança (ao lado da Defesa Civil).
Por Leonor Bianchi
O projeto 4ª com Cinema promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras através do CINECLUBE SINDSERV-RO, traz à tela este mês o file ‘DANÇANDO COM O DIABO’.
O longa-metragem dirigido pelo jornalista Jon Blair mostra a realidade das comunidades favelizadas da cidade do Rio de janeiro, um dos maiores cartões postais do Brasil, na perspectiva de três personagens ligados diretamente ao tráfico, cada qual por uma razão: um pastor, um policial e um criminoso.O documentário totalmente rodado no Brasil teve um orçamento de nada menos que 500 mil dólares. O argumento para o filme partiu do jornalista inglês Tom Phillips, correspondente do jornal ‘The Guardian’, que passou um ano e meio visitando favelas do Rio depois de fazer uma reportagem Dione. Assim teve acesso a Juarez Mendes da Silva, o Aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas e que morreu logo depois de participar do filme.
Encontramos uma entrevista feita pelo Boletim Núcleo Piratininga com o diretor e um co-produtor do filme e postamos aqui para que você chegue na sessão por dentro desta produção cinematográfica que impressionou críticos e público quando de sua estreia, no Festival de Cinema do Rio, em 2009.
Debate contará com presença do CCSPRO e do jornalista Segadas Vianna
Após a exibição, será promovido um Debate com representantes da segurança pública de Rio das Ostras. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Jorge Maia, e o jornalista Segadas Vianna, com uma vasta experiência em coberturas jornalísticas policiais no Rio de Janeiro, são presenças confirmadas na mesa do Debate.
A sessão de cinema acontece na 4a feira, 27 de julho, às 18h, no SINDSERV-RO, Rodovia Amaral Peixoto, 3234, Nova Aliança (ao lado da Defesa Civil). A entrada de gratuita. Solicitamos apenas, que menores de 18 anos estejam acompanhados dos responsáveis, pois o filme que exibiremos na sessão tem censura de 18 anos.
Sinopse: Setembro de 2008, nos becos escuros das favelas cariocas: Homem Aranha, 28 anos, chefe do tráfico da Coréia, faz a ronda do seu domínio sem poupar críticas à corrupção da polícia e a mídia sensacionalista; o delegado Leonardo Torres, policial marombado da Delegacia de Repressão aos Narcóticos, avança agachado ao invadir o Complexo do Alemão no meio de um tiroteio; Pastor Dione tenta evangelizar almas perdidas enquanto negocia a paz entre grupos rivais como mediador. Sem disfarçar identidades, o documentário penetra num conflito que gera uma das taxas de mortandade mais elevadas do mundo.O CINECLUBE SINDSERV-RO é uma realização do Sindicato dos Servidores Públicos de Rio das Ostras e da Videoteca Cinema Popular Brasileiro com apoio de ImprensaBR Assessoria de Comunicação e do jornal O Polifônico.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!