A apresentação foi realizada por professor de medicina na UFRJ .
Reunião aconteceu no Centro de Estudos do Hospital Público Municipal (HPM)
A prefeitura de Macaé, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reuniu no Centro de Estudos do Hospital Público Municipal (HPM), terça-feira (28), funcionários da Secretaria de Saúde de Macaé e estudantes de enfermagem e medicina da região, para apresentar e preparar os funcionários para a transformação da unidade de saúde em Hospital de Ensino.
O diretor superintendente do hospital, Felipe Barreto, deu inicio ao encontro com cerca de 40 profissionais da saúde e estudantes. A apresentação foi realizada por Amâncio Paulino de Carvalho, professor de medicina na UFRJ e presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, que fez parte de todo o processo de transformação do hospital.
Segundo o professor, o hospital de ensino tem grande importância para o município, que apresenta um forte desenvolvimento econômico e que deve investir também na educação superior, modificando toda a realidade regional e auxiliando na formação dos futuros profissionais.
- Os hospitais devem abrir espaços para os estudantes, integrando-os na parte vivencial do local, para terem uma melhor habilitação à rotina de trabalho. Essa integração entre hospital e universidade deve envolver todo o corpo presente, na qual todos são responsáveis pelo ensino e pela parte assistencial do projeto.
A professora e vice- coordenadora do curso de medicina da UFRJ, em Macaé, Analucia Maranhão, conta que a primeira turma do curso que participa do projeto de extensão da Faculdade, pode praticar o processo de atendimento ao paciente, que se inicia colhendo a história do problema, para depois ser iniciado o exame físico.
- Depois dessa conversa com o paciente, é que os alunos passam a fazer o exame físico, parte mais importante do tratamento, no qual são identificadas as doenças, evitando solicitar mais exames para descobrir que problema deverá ser tratado. Essa aula extensiva oferece mais habilidades aos alunos e aprofunda o que estudaram em sala de aula.
Para auxiliar na transformação, foi criada a Comissão de Transformação do HPM em Hospital de Ensino, Cominthe, que desenvolveu a prática de acreditação (certificação) da unidade em hospital de ensino, onde os alunos da universidade poderão aprofundar seus conhecimentos, através de treinamentos e práticas de atendimentos a pacientes.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!