
Estado lidera o número de casos no país; duas crianças já morreram.
Tempo seco contribuiu para avanço da doença.
Cidades do interior de São Paulo enfrentam um surto de catapora. De janeiro a setembro, foram 10.218 casos no estado. Em todo o Brasil, foram 12.091, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Duas crianças já morreram por causa da catapora em São Paulo e uma está internada em estado grave por conta de complicações da doença.
Em São José do Rio Preto, o número de casos de janeiro a setembro é cinco vezes maior do que o registrado em 2009. Foram 260 casos no ano passado ante 1300 em 2010.
A principal causa para o surto da doença é o tempo seco. O vírus da varicela, popularmente conhecida como catapora, é transmitido pela respiração. Com a baixa umidade, ele fica mais tempo suspenso no ar e a transmissão é mais rápida. A expectativa é que a doença pare de avançar com a chuva dos últimos dias no estado de São Paulo.
A catapora é uma doença que não é considerada grave, mas é preciso seguir à risca as recomendações médicas: repouso, isolamento e cuidado para que as bolhas não infeccionem. Tudo para evitar consequências que podem ser bem sérias.
"As complicações mais comuns são as chamadas infecções secundárias. Ou seja: aquelas feridas que surgiram acabam sendo porta de entrada para bactérias que vivem na pele. Pode levar a uma diminuição da defesa do indivíduo. Esse paciente pode desenvolver broncopneumonia como consequência da catapora", explica o infectologista Claudio Penio Campos Junior.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!