.jpg)
O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras ficou com 599,19 na prova realizada pelo Ministério da Educação
Imero, unidade da rede municipal, ficou acima da média nacional no Exame Nacional de Ensino Médio 2009
Classificado em primeiro lugar entre as unidades municipais e estaduais da Região, Rio das Ostras se destacou mais uma vez no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, divulgado nesta segunda-feira, dia 19. O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) ficou com 599,19 na prova realizada pelo Ministério da Educação, alcançando a maior média entre as escolas sediadas em Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã. Apenas uma unidade pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, antigo Cefet, ficou com nota maior que o Imero.
“Abraçamos o Ensino Médio, que é de competência do governo estadual, e estamos satisfeitos com o resultado. Nosso curso é voltado para a Formação de Professores, mas nossos estudantes também estão alcançando sucesso no vestibular. Temos ex-alunos aprovados em faculdades nas áreas tecnológicas e biológicas, inclusive Medicina, que é um dos cursos mais concorridos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
O Ensino Médio do Imero é em horário integral, das 7h30 às 17h30, oferecendo matérias de formação geral e pedagógicas. Segundo a diretora da unidade, Hovênia Duarte, apesar do foco do instituto ser a formação dos professores e não o vestibular, os bons resultados não surpreendem. “Quando promovemos a educação para a vida, estamos preparando o aluno também para entrar na faculdade. Nossos professores são muito capacitados e dedicados e isso faz a diferença”, enfatiza Hovênia.
Preparação para a vida – Os professores do Imero não se limitam a passar os conteúdos curriculares. Daniel Linhares, que leciona Filosofia, criou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Gênero. Os encontros acontecem uma vez por semana depois do horário das aulas e a participação dos alunos é intensa. “Queremos fomentar a reflexão e também a produção de artigos científicos sobre o tema”, explica Linhares.
Maria Leandra Francisco, que leciona a disciplina Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos, diz que procura mostrar aos alunos o importante papel do educador. “Acho importante motivar quem desejar ser professor. Afinal, a escola deve cumprir o seu papel de produzir conhecimento e estimular o pensamento crítico”, conclui Leandra.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!