O município mantém em funcionamento cinco módulos de Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), com atendimento gratuito.
O Cemeaes I, que foi o primeiro criado pela prefeitura, passou por uma ampla reforma física e estrutural
A prefeitura investe na Política de Atendimento às Crianças e Adolescentes acreditando que é a forma de transformação social, garantindo a proteção e os direitos infanto-juvenis e envolvendo a escola, família e sociedade. Com um trabalho especialmente dedicado a esse público e sua família, o município mantém em funcionamento cinco módulos de Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), com atendimento gratuito.
O prefeito Riverton Mussi vai reinaugurar mais um nesta terça-feira (13), às 17h, dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 20 anos de criação.
O Cemeaes I, que foi o primeiro criado pela prefeitura, passou por uma ampla reforma física e estrutural, cujas obras foram concluídas esta semana. O prédio, à Rua Nova Aurora, 71, no Centro da cidade, próximo à Rodoviária de Macaé, ganhou o segundo pavimento com sete salas, segundo o vice-presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e responsável pelos projetos sociais, Anderson Rangel Campos.
Ele informou que o Cemeaes I será reaberto ao público com aulas de alongamento, psicomotricidade, pedagogia, psicologia e serviço social que vão funcionar no segundo pavimento; e de neuropediatria, fisioterapia, futebol de salão, voleibol, natação, hidroginástica e ginástica aquática adaptada, no primeiro piso.
Além do prefeito, estarão no evento de abertura do Cemeaes I a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia; o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes; o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior; o coordenador dos Cemeaes, José Carlos da Silva Passos; e Anderson Campos.
- O município conta atualmente com seis Cemeaes funcionando para toda a população. Trata-se de um projeto de grande importância para os macaenses de autoria do prefeito Riverton quando foi vereador, informou o vice-presidente da Fesporte.
Anderson Campos disse que o Cemaes I estará funcionando já na quarta-feira (14), mas somente para as inscrições nas atividades oferecidas. As aulas vão recomeçar no dia 7 de agosto.
Além desse primeiro módulo, os Cemeaes funcionam nas seguintes localidades: II, Imbetiba; III, Serra; IV, Centro; V, na Barra de Macaé; e VI, Altos dos Cajueiros.
Anderson destacou que com os Cemeaes a prefeitura cumpre à risca o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado há 20 anos, pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990. O documento, que está entrando na fase adulta, prevê vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes do país, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico,mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Os Cemeaes atendem 23 mil pessoas gratuitamente todo mês nos cinco módulos já em funcionamento com atividades esportivas, de assistência social, educação, reabilitação, cultura, dança, ginástica e outras modalidades para crianças a partir dos cinco anos.
Uma das metas do secretário Alex de Moraes é levar o Cemeaes para perto de toda a população, observou Anderson Campos.
De acordo com o coordenador dos módulos, José Carlos Passos, um dos mais procurados é o Cemeaes IV, perto do Solar das Clínicas, onde há atendimento de neuropediatria e natação adaptada para portadores de necessidades especiais.
Para receber os serviços em qualquer módulo Cemeaes, os interessados têm que apresentar declaração da escola e do médico, além de duas fotos 3 x 4, cartão de vacina, certidão de nascimento, comprovante de residência e documentos pessoais dos pais e/ou responsável.
Segundo ainda o coordenador, outro atrativo que tem contribuído para o bom funcionamento do projeto é que enquanto os filhos participam das atividades dentro dos módulos, os pais recebem palestras sobre assuntos diversos, sempre de interesses da família, e com profissionais capacitados. Os módulos Cemeaes funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!