Na quarta-feira da próxima semana, dia 14, às 15h, será inaugurado o novo espaço.
Nova sede continua oferecendo 140 medicamentos e, até o final do ano serão disponibilizados mais 15 itens.
A Farmácia Municipal Central, um programa da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde, está mudando de sede. Na quarta-feira da próxima semana, dia 14, às 15h, será inaugurado o novo espaço, na Rua Velho Campos, 625, também no centro, como a sede antiga, onde permanecerá o almoxarifado dos medicamentos do município.
Totalmente informatizada, dentro das normas de acessibilidade, ampla e mais confortável ao atendimento do usuário, a nova sede continua oferecendo 140 medicamentos e, até o final do ano serão disponibilizados mais 15 itens, que já estão em processo de licitação.
Assim, com a receita em mãos, CPF e Identidade para o cadastramento, o solicitante encontra anti-hipertensivos, antiinflamatórios, analgésicos, antibióticos, vermífugos e anticoncepcionais, que são distribuídos de forma racional, como esclarece a coordenadora da assistência farmacêutica, Janiffer Pereira Gonçalves:
- Com a informatização, vai diminuir o número de remédios indevidos na casa das pessoas. Muitas pessoas têm remédios sem uso em casa que podem trazer perigo para crianças. O armazenamento incorreto também é um problema recorrente, como guardar remédios fora da validade e indicar para outras pessoas um medicamento que foi indicado para você. A informatização contribui ao uso racional do medicamento dispensado.
Ao todo, são mais de 40 mil medicamentos disponibilizados ao mês pela Secretaria de Saúde, contando com as farmácias nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A coordenadora Jeniffer Gonçalves anima-se:
- Hoje, não faltam medicamentos no município. Nossa listagem contempla 90% das doenças pré-existentes e dos medicamentos essenciais definidos pelo Ministério da Saúde. E o nosso serviço é de ponta, pois em todas as três farmácias municipais têm um farmacêutico de plantão, em horário integral, para as dúvidas dos usuários.
Ela está se referindo à Farmácia Municipal do bairro Parque Aeroporto e à Farmácia Municipal do distrito do Trapiche. Jeniffer ainda esclarece que o Governo Federal, pelo programa Farmácia Popular do Brasil, oferece 97 medicamentos a baixo custo, enquanto a Farmácia Municipal de Macaé disponibiliza 140 medicamentos de forma gratuita.
Por muitas vezes, as pessoas confundem a Farmácia Municipal Central com a Farmácia Popular do Brasil, que fica na Rua Maciel Alves Moreira, 51, no bairro Cajueiros, sendo um programa do Governo Federal, atendendo receituário tanto do sistema de saúde público, como do privado.
A Farmácia Popular do Brasil é abastecida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Ministério da Saúde. E o município participa desta parceria cedendo os funcionários para a dispensação e armazenamento dos medicamentos.
A nova sede da Farmácia Municipal Central também será a sede do Polo de Dispensação Excepcional, conhecido como Farmácia Especial, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Com o programa da Farmácia Municipal, a população de Macaé tem acesso a medicamentos essenciais e está garantido um trabalho eficaz e eficiente.
Serviço:
Farmácia Municipal Central – Rua Velho Campos, 625 – tel. 2772.2230
Farmácia Municipal do Parque Aeroporto – Rua 38, no 12 – tel. 2773.3466
Farmácia Municipal do Trapiche – Rua São João Maciel da Silva, s/n – tel. 2793.3107
Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!