Programa de Piscicultura de Casimiro de Abreu lança ração sustentável
A novidade, que começará a ser testada em setembro.
O Programa de Piscicultura da Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu, que beneficia os pequenos produtores rurais, terá uma nova forma de alimentação para os alevinos. A ração sustentável, desenvolvida por técnicos da Prefeitura, tem o objetivo de fomentar a economia baseada em agricultura familiar. A novidade, que começará a ser testada em setembro, gera sustentabilidade no processo, evitando o impacto na natureza, já que os resíduos de peixes não serão mais descartados no meio ambiente.
A equipe de funcionários trabalha tanto na fabricação da ração quanto na experimentação junto aos animais. A ração será produzida artesanalmente a partir dos resíduos das tilápias, espécie criada atualmente nos tanques do Sítio Agrícola, somado a melaço e iogurte natural. “O objetivo é reduzir os custos do sustento dos peixes, tanto aqui onde funciona o processo inicial, quanto para o pequeno produtor, que receberá essa ração a preço de custo”, informou o biólogo Maurício Porto, diretor de pesca da Secretaria de Agricultura e Pesca.
O programa está atualmente reformulando os procedimentos no trato com a cultura dos peixes. Serão 120 dias de experimentação com a nova ração. De acordo com Mauricio, a intenção é utilizar todas as partes do peixe no programa. “A ideia veio de estudos em Cuba, e pretendemos utilizar todo o peixe no processo. A polpa da tilápia na comercialização, o couro para o artesanato e as vísceras e resíduos para a ração”, concluiu o biólogo.
Piscicultura – O programa de Piscicultura inclui 16 tanques, uma estufa para produção de alevinos e um laboratório. O objetivo da atividade é beneficiar, através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), produtores da região. Em Casimiro de Abreu, atualmente 30 produtores já trabalham com a criação de tilápias em 120 tanques abertos pela Secretaria de Agricultura e Pesca em propriedades rurais.
Todo o processo para um interessado se tornar piscicultor é viabilizado pela Prefeitura, desde a abertura dos tanques, o repasse de alevinos, a assistência técnica e o transporte para o beneficiamento e comercialização. No momento o programa está com a listagem de espera para agregar novos produtores. A previsão é inseri-los no segundo semestre, logo após a reformulação do programa.
Atletas do Jiu-Jitsu de Casimiro de Abreu se destacam em competição regional
Foram seis medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e duas de bronze.
Os atletas de Jiu-Jitsu do Programa de Desenvolvimento Esportivo de Casimiro de Abreu (Prodesporte), promovido pela Prefeitura, se destacaram na II Copa Over Fight Championship realizada em Rio das Ostras no último dia 6. O grupo de 19 atletas conquistou a vice-liderança por equipe na competição pela Nova União Macaé/Casimiro de Abreu. Foram seis medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e duas de bronze.
Para André Pimenta, professor do programa nas escolas da sede de Casimiro de Abreu e no distrito de Professor Souza o resultado foi excelente. "Muitos dos atletas que trouxeram medalhas estão treinando há apenas três meses, tempo que foi iniciado o programa", destacou.
O professor, que tem um grupo de 40 alunos, falou ainda sobre a importância do apoio da Prefeitura para essa conquista. "Esse apoio que estamos recebendo é fundamental para o desenvolvimento dos atletas?, disse. A junção do esporte com educação como diferencial também foi citada por André. ?Fazemos o acompanhamento escolar dos alunos como uma forma de eles não abandonarem os estudos", finalizou.
Sábado é dia de vacinação contra Poliomielite em Casimiro
A meta é atingir 100% da população na faixa etária determinada.
Neste sábado, dia 12, acontece a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com idade entre zero a 5 anos. Em Casimiro de Abreu a imunização será realizada nas 11 unidades de saúde (todos os ESFs e os dois centros de especialidades) das 8h às 17 horas. O foco da campanha serão as gotinhas, mas a Secretaria de Saúde Municipal orienta aos pais que levem o cartão de vacinação dos filhos para que, caso a criança tenha deixado de tomar alguma vacina, a imunização possa ser feita na hora e o cartão atualizado.
A meta da Prefeitura é atingir 100% da população na faixa etária determinada. “Por termos municípios vizinhos muito próximos, além de imunizarmos todas as nossas crianças, acabamos imunizando crianças de outras cidades”, explicou Magna Miranda, subsecretária de Saúde. De acordo com o IBGE, Casimiro possui 2192 crianças até 5 anos, mas só no ano passado foram vacinadas 2371.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. Não existe tratamento para a poliomielite, por isso a vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira segura e sem contraindicações de se prevenir e erradicar a doença em todo o mundo.
A transmissão da pólio acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. O vírus, ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores. Nas ocorrências mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.
A prevenção da pólio começa cedo. Os bebês precisam tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo já tendo tomado as doses indicadas, o Ministério da Saúde recomenda que as crianças menores de 5 anos sejam vacinadas novamente.
Atletas com deficiência visual participam de corrida no JEEM
Corrida acontece no sábado (12), das 8h às 17h, no Forte Marechal Hermes
Uma corrida para atletas com deficiência visual. Essa é uma das grandes novidades que irá marcar a edição, deste ano, dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), em Macaé, que acontece no sábado (12), das 8h às 17h, no Forte Marechal Hermes. O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), conta com a participação de 675 alunos, de 18 escolas. Outra novidade é a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que realizou exames de aptidão física em todos os atletas.
Os primeiros colocados em cada uma das provas serão levados para o Rio de Janeiro, onde participarão dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas (JEEP), promovido pelo Governo do Estado.
De acordo com Conceição de Maria Rosa, subsecretária de Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, as provas estão dividas em duas categorias. “A categoria A é formada por atletas nascidos em 1996, 1997 e 1998. Já a categoria B, são os atletas nascidos nos anos de 93 a 95. As duas categorias são formadas por alunos de ambos os sexos”, explica.
A categoria A foi divida em provas de 75 metros rasos, 250 metros rasos, 1500 metros rasos, revezamento 4x75, salto em altura, salto em distância e arremesso de peso. A categoria B realizará provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos, revezamento medley, salto em altura, salto em distância e arremesso de peso.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, ressalta a importância do incentivo a prática esportiva aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Temos muita preocupação em oferecer aos nossos alunos uma boa qualidade nas aulas de Educação Física. Neste ano, já fornecemos kits esportivos para as escolas, visando cada vez mais o incentivo dessa prática. O JEEM vem reforçar nosso trabalho. Em 2010, estou ainda mais feliz em poder perceber que os nossos objetivos estão sendo alcançados estamos proporcionando também esporte para pessoas especiais, como é o caso dos portadores de deficiência visual, que vão competir pela primeira vez no evento”, declara Marilena.
Conceição de Maria lembra que todos os alunos passaram por exames de saúde antes da competição. “Esporte é sinônimo de saúde, e para praticar o esporte sem risco o atleta deve ser submetido a exame de aptidão, o que conseguimos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde”, destaca a subsecretária.
Barreira Fiscal estoura outro abatedouro cladestino
Ossada e animais à espera do abate foram encontrados.
Em um supermercado no distrito de Barcelos, em São João da Barra foi apreendida mais de uma tonelada de carne, que segundo os agentes da barreira fiscal de Campos vinha do abatedouro clandestino interditado ontem(9), mas as investigações continuam para encontrar outros pontos de venda que receptavam o produto. Nossa equipe conversou por telefone com o coordenador da barreira fiscal.
Restos de animais e três bois à espera do abate foram encontrados no abatedouro. No sítio em que funcionava o abatedouro, às margens da RJ-240, mais irregularidades. Foram apreendidas duas toneladas de couro. O produto saía para a venda.
Fechar abatedouros não é novidade aqui norte do estado. Desde o início do ano a barreira fiscal de Campos já fez quatro operações deste tipo e em todas encontrou irregularidades.
Três delas foram em Campos. Em maio, no distrito de Travessão, um abatedouro foi encontrado sem nenhuma condição de higiene. Animais eram abatidos praticamente no chão. Um risco para quem consumia o alimento. Em abril, outro problema. O transporte de carne irregular. A operação Carne Fresca apreendeu cerca de 5T do produto que eram transportadas na BR-101 sem as notas fiscais.
Macaé tem outra ressaca prevista entre amanhã e domingo
Defesa Civil continua monitorando o local
O mar em Macaé amanheceu tranquilo, diferente dos últimos dias, nos quais famílias do bairro Fronteira foram obrigadas a abandonar as casas. Nesse bairro as ondas chegaram a alcançaram as paredes das casas. A previsão é de mais uma ressaca entre amanhã e domingo, e se isso acontecer mesmo, mais 20 famílias vão ter que deixar o local.
A moradora Ediméia Ventura não parou de observar o mar, e conta que nesta madrugada ele ficou tranquilo e se manteve calmo pela manhã. Apesar do mar ter amanhecido mais calmo, os moradores estão apreensivos em voltar para suas casas. A Defesa Civil continua monitorando o local várias vezes ao dia e também à noite.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!