Ressaca mudou o panorama das praias da cidade. Até uma nova praia apareceu.
O avanço do mar e a retirada da areia atingiu boa parte da orla da cidade.
As constantes ressacas no litoral do Rio mudaram o cenário de muitas orlas. Em Cabo Frio, por exemplo, com a movimentação das areias surgiu uma nova praia: a do Chapéu. Mas, com tantas mudanças é difícil que ela resista por muito tempo. Areia levada para o canal pela ressaca, poderá ser dragada e levada de volta ao canal.
É por meio de uma trilha, que corta parte da vegetação de restinga, que os surfistas chegam até a Praia Brava, em Cabo Frio. Depois das últimas ressacas, a praia sumiu. Toda a faixa de areia desapareceu e agora, para encarar as ondas, é preciso se arriscar bem perto das pedras.
O avanço do mar e a retirada da areia atingiu boa parte da orla da cidade. Na Praia do Forte, a prefeitura continua os trabalhos de recuperação depois que parte do calçadão foi arrancado pelas ondas. O problema não muito diferente na Praia do Peró, onde o deck também sofreu abalos com o avanço do mar.
Foi meio que por acaso, atrás das ondas, que um grupo de surfistas acabou descobrindo que na Praia do Chapéu aconteceu o fenômeno inverso. A praia sempre foi repleta de pedras, mas depois da ressaca surgiu areia no local.
De acordo com surfistas, há duas semanas, boa parte das pedras estavam cobertas com a areia que teria vindo da Praia Brava e que já começa a ser levada pelo mar.
O Inea, Instituto Estadual do Ambiente, não pretende esperar que a natureza se encarregue de recuperar a Praia do Forte. Um estudo está avaliado para saber se grande parte da faixa de areia, que foi levada para o Canal do Itajurú, pode ser dragada e levada de volta para a praia.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!