| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

CASIMIRO DE ABREU ALERTA

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária alerta a todos, com a chegada das chuvas, para que cuidem da prevenção contra a Dengue. Algumas dicas fáceis de serem seguidas podem evitar que a doença prolifere.

A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

E infelizmente...

Mesmo com todas as campanhas de prevenção, há casos de irresponsabilidade: um terreno lotado de latas e garrafas pet, no Centro de Casimiro de Abreu, potencialmente um criatório de mosquitos da Dengue, vai ser limpo por meio de medida judicial.

É que o proprietário impediu, varias vezes, que os agentes entrassem na casa. A prefeitura, então, acionou a Procuradoria, que acionou a justiça e a decisão foi proferida: o terreno vai ser limpo com a autorização judicial.

Forte Marechal Hermes vai incorporar 75 novos recrutas

Os novos recrutas agora terão que mudar completamente sua rotina

Nesta segunda-feira (1º), o Exército Brasileiro irá incorporar 75 novos jovens de Macaé que se colocarão à disposição da Força para defender o país. É a cerimônia de Incorporação de Contingente 2010, a ser realizada às 16h, no Forte Marechal Hermes, em Imbetiba.

Denominados de recrutas, esta é uma das épocas mais difíceis da vida militar, já que os jovens que anteriormente levavam uma vida de estudo e lazer junto à família e amigos, agora terão que mudar completamente sua rotina, tendo que abdicar inclusive destes momentos, que ficam cada vez mais raros quando se está no Exército. Porém, apesar de todas as dificuldades, o fato não impede que milhares de jovens continuem a buscar a carreira militar a cada ano que passa.

A cerimônia de incorporação é precedida de um tempo de adaptação dos novos recrutas que, passam de uma a duas semanas nas dependências do quartel para conhecer e aprender sobre a rotina militar e determinadas tarefas. Ao chegar no quartel para o período de adaptação, o jovem é apresentado a alguns oficiais e levado para fazer o obrigatório corte de cabelo militar, padronizado entre os recrutas.

Após a fase preparatória, digamos assim, os novos militares ficam aptos a participar da cerimônia de incorporação e realizar o Juramento à Bandeira Nacional, quando juram defender e servir a pátria até mesmo com a própria vida. Logo em seguida, recebem a farda e a boina e tudo começa a mudar na rotina da vida dos jovens, que têm que aprender a lidar com o rigor, disciplina e os costumes do quartel por conta do aumento de suas responsabilidades.

Além da vocação para o serviço militar, a entrada de jovens nas Forças Armadas também é vista por muitos como uma oportunidade de encontrar um bom trabalho e a garantia de uma estabilidade profissional e financeira.

Forte Marechal Hermes

Durante os seus quase 400 anos de história, o Forte viveu ciclos distintos e acompanhou movimentos sociais, políticos e econômicos da região Norte Fluminense. Sua instalação ocorreu em 16 de março de 1613 e foi motivada pela necessidade da Coroa Espanhola de povoar a região. No entanto, não se sabe a data de construção da fortaleza. Dizem que foi construída em 1761, mas há quem afirme que foi em 1725. O Forte foi erguido para defender o litoral macaense dos corsários.

O Forte passou por um período de desativação, que aconteceu em 19 de novembro de 1859, sob alegações de que suas condições defensivas não eram tão satisfatórias, além de sua conservação ser muito onerosa ao Tesouro Nacional. Após alguns anos, no dia 15 de abril de 1910, a fortaleza foi reativada como Forte Marechal Hermes. Dessa forma, o ciclo econômico de Macaé foi impulsionado pelas construções do Canal e da Ferrovia Macaé-Campos e pelas lavouras cafeeiras nos Distritos Serranos, o que trouxe um outro papel muito importante para o Forte, que foi o de viabilizar o transporte por via portuária, de Macaé para o Rio de Janeiro.

O Forte Marechal Hermes conta com uma importância que antecede até mesmo o povoamento de Macaé e conta muito da história do Brasil. Por isso, o local é considerado um marco na história da cidade. Além de defender o litoral macaense do corsários, a fortaleza também tinha por objetivo combater o contrabando de pau-brasil, que era farto na região, particularmente no Arquipélago de Santana. Desta forma, o Governador Geral, Gaspar de Souza, estabeleceu um aldeamento com 200 índios na foz do Rio Macaé, em frente à Ilha de Santana, e outro semelhante, na foz do Rio Leripe, hoje Rio das Ostras.

Atualmente, o Forte está sob a direção da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, que desde 2004 rege o quartel e atualmente está sob o comando do Major Rafael Dellane, desde janeiro passado.

Recadastramento e cadastramento para o TSU terminam quinta-feira
A ficha deve ser preenchida e entregue junto com os documentos necessários na sede do TSU
Universitários que já usam os serviços do Transporte Social Universitário (TSU) têm até a próxima quinta-feira (4 de março) para se recadastrarem pela internet, através do site www.macae.rj.gov.br/tsu. A ficha deve ser preenchida e entregue junto com os documentos necessários na sede do TSU: Avenida Rui Barbosa, 275, 1º andar, sala 108, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h.
Para o recadastramento, o estudante deverá ir na opção: "FAÇA SEU RECADASTRO", logo após o preenchimento da ficha, o estudante deverá imprimir e levar junto com a cópia do comprovante de matricula e a carteirinha antiga na sede do TSU. Para candidatos ao cadastramento, as inscrições podem ser realizadas desta segunda(1º) a quarta-feira (4), no site do TSU, onde o estudante deverá fazer o mesmo procedimento do recadastramento. Junto com a ficha impressa, o candidato deverá levar também a documentação necessária. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAMENTO • 01 Foto 3x4; • Cópia da Carteira de Identidade; • Cópia do CPF; • Cópia do Título Eleitoral; • Cópia da Declaração de Matricula (Somente será aceito este documento); • Cópia do Comprovante de Residência em nome próprio ou dos pais (Não será aceito documento em nome de terceiros); • Cópia do Comprovante de Renda Familiar (Contra-cheque; e ou Declaração de Imposto de Renda; e ou Carteira de Trabalho); • Comprovante de Vínculo com o Município (Histórico Escolar; e ou IPTU de 2008 e 2009; e ou Contrato de Trabalho; e ou Contrato de Locação Registrado em Cartório). • A entrega de documentos será no Protocolo Geral da Prefeitura. Maiores informações pelo telefone (22) 2762-1796.
Mobilidade urbana inicia vistoria de táxis em Macaé
A Secretaria de Mobilidade Urbana realiza de 15 a 26 de março a vistoria anual de táxis.
Cerca de 100 veículos são esperados para fazer a análise que acontece na própria sede da secretaria, das 8h às 12h e de 13h às 16h. O objetivo é garantir a segurança na prestação desse tipo de serviço.
Para realizar a vistoria é preciso que os proprietários realizem a retirada do boleto das taxas previstas em lei na Mobilidade Urbana e, após o pagamento, apresentar comprovante, cópias do documento do carro e das habilitações do motorista titular e do auxiliar. Durante a inspeção serão avaliados itens como: condições dos pneus, faróis, lanternas, extintor de incêndio e condições gerais do veículo. Após o procedimento, os veículos aprovados receberão o selo 2010 que, além de auxiliar a fiscalização, ajuda os usuários a reconhecerem os táxis vistoriados. Os carros que apresentarem alguma irregularidade terão até o fim da vistoria para se regularizar. Quem não realizar a vistoria dentro do prazo fica proibido de prestar serviço como táxi além de estar sujeito às penalidades previstas em lei como apreensão do veículo.
Prefeito vistoria pontos de alagamento na cidade
Depois de mais de 40 dias de estiagem, a chuva chegou com força em Macaé e Região Norte Fluminense, provocando diversos alagamentos.
Foram onze horas de chuva ininterrupta, das 19h de quinta-feira (25) às 6h da manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, o índice pluviométrico registrado em onze horas foi de 161,3 milímetros, acima da média para fevereiro que é de 126 milímetros.
O período mais forte da chuva que atingiu Macaé foi entre 19h e 20h de quinta-feira: 55 milímetros.
Nesta sexta-feira pela manhã, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o secretário de Serviços Públicos, George Jardim e o secretário de Obras visitaram pontos de alagamento na cidade. A secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran disponibilizou agentes de trânsito para as ruas e avenidas que apresentavam retenção no tráfego, nesta manhã de sexta-feira.
A Coordenadoria de Defesa Civil registrou 49 ocorrências, com 100 remoções, 15 desabrigados e 27 desalojados, até esta tarde de sexta-feira. O município, como em outros locais do Brasil, registra alerta de ressaca, com ondas variando de 2 a 2,5 metros. O telefone da Defesa Civil para qualquer emergência é o 2757-4046. As três novas bombas instaladas pela prefeitura na estação elevatória da Rua Télio Barreto ajudaram a escoar a água da forte chuva desta quinta-feira. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as bombas funcionaram conforme o previsto, apesar do grande volume de chuva em pouco tempo. Cada uma das três bombas novas têm a capacidade de escoar 1,5 mil litros de água por segundo do canal Fábio Franco por segundo, jogando para o Rio Macaé. Os bairros mais atingidos pela chuva foram Praia Campista, Parque Aeroporto, Miramar Campo D’Oeste, Imbetiba, Sol y Mar, Centro, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Visconde de Araújo, Botafogo. Fronteira, Linha Verde e Linha Vermelha. A secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza de bueiros, retirada de material de obra e madeiras de vários locais da cidade, como Canal Fábio Franco, Linha Verde, Parque da Cidade, Parque Aeroporto, Avenida Aristeu Ferreira e Aluízio Gomes. - Pedimos à população que coopere, evitando colocar o lixo nas ruas e nos terrenos baldios e entulho de obras nas calçadas. Esses descartes acabam entupindo os bueiros e dificultando o escoamento das águas pluviais, ainda mais em momentos de chuva forte -, explicou George Jardim. No bairro Novo Cavaleiros, onde a prefeitura está finalizando as obras de macrodrenagem, apesar de ter sido registrado alagamento, as águas da chuva escoaram com maior rapidez. “A obra já fez diferença, pois onde alagou, a água desceu mais rápido”, disse o técnico em petróleo, morador do Novo Cavaleiros, Paulo Henrique. De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, na próxima semana serão realizadas intervenções no bairro Novo Cavaleiros para a retirada de areia acumulada devido à finalização da obra de macrodrenagem e à própria chuva. “A secretaria estará trabalhando no local na próxima semana fazendo a manutenção nas ruas e bueiros”, disse o secretário de Serviços Públicos.

Evento de tunning movimenta fim de semana em Teresópolis

O evento também reuniu exposição de carros antigos e competição de speedway, uma corrida de motos em um circuito oval de terra

Carros personalizados, com motores potentes e som estremecedor. Em Teresópolis, amantes do tunning exibiram máquinas super possantes para o público. O encontro foi neste fim de semana. Aumente o volume. É som pra não deixar ninguém parado. Até a água da chuva entra no embalo. E haja potência. Os carros tunados fazem parte do festival que reuniu durante o fim de semana, em Teresópolis, especialistas na arte de transformar o carro em um espetáculo. E não é só de som que estamos falando. Motores envenenados, rodas cromadas, suspensões que fazem carros balançarem e andarem sozinhos. Cadê o motorista? Tudo no controle remoto. O evento também reuniu exposição de carros antigos e competição de speedway, uma corrida de motos em um circuito oval de terra. Este é o primeiro evento de tunning realizado em Teresópolis. É um dos 30 eventos culturais e turísticos programados para este ano na cidade. Só neste evento, mais de 1000 Kg de alimentos foram arrecadados.

Nova carteira de trabalho já é emitida em Petrópolis e deve chegar à outras cidades

Novo documento contém itens de segurança que impedem fraudes

O novo sistema de emissão de carteiras de trabalho informatizadas deve ser estendido pra todo o estado. Em Petrópolis, os trabalhadores já tem acesso ao serviço desde março do ano passado. Além de ser informatizada, a nova carteira contém itens de segurança que impedem fraudes e ainda pode ser usada como documento único. Desde o início da confecção das novas carteiras em Petrópolis, mais de 7300 documentos já foram entregues aos trabalhadores da região. A expectativa é de que as carteiras também sejam distribuídas em Campos, Cabo Frio, Itaperuna e Nova Friburgo até o início do segundo semestre deste ano.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!