| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO

Mais de 50 toneladas de lixo são recolhidas após a virada

Equipe de limpeza contou com 185 homens que realizaram o trabalho de varrição e limpeza.

A festa da virada do ano em Macaé concentrou um grande número de pessoas em diversos locais da cidade, principalmente nas praias, lugar preferido de quem quis estar perto da natureza durante a passagem de ano e de curtir os shows da programação oficial da prefeitura.

Porém, logo após as festas em comemoração ao Ano Novo, a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) entrou em ação nas praias e ruas dos principais locais das festas. De acordo com o secretário George Jardim, foram recolhidos um total de 50,7 toneladas de lixo do trecho que inicia da praia do Pecado, passando pelas praias dos Cavaleiros, Campista, Imbetiba e Barra, até o trecho final na Avenida Atlântica, no Lagomar.

Segundo o secretário, a equipe de limpeza contou com 185 homens que realizaram o trabalho de varrição e limpeza com catação de resíduos (“pente-fino”), que iniciou às 05h30 e ocorreu até às 09h30 do dia 01º, nas orlas e em suas respectivas ruas transversais. Somente neste período foram recolhidos exatas 46,2 toneladas de lixo.

Para auxiliar no trabalho, ainda foram utilizados quatro caminhões compactadores (iguais aos caminhões de lixo), quatro basculantes e quatro retroescavadeiras, além de caminhões pipas para a lavagem de rua na Avenida Atlântica e dos quiosques da Praia dos Cavaleiros, onde foram utilizados 25 mil litros de água para a realização do serviço.

Já na parte da tarde do dia 1º, uma outra equipe de 48 homens voltou novamente aos locais para realizar mais um trabalho de limpeza, só que desta vez, de forma mais branda, para manter as praias limpas para os veranistas. Somente das 15h30 até às 20h, foram recolhidas 4,5 toneladas de lixo.

Ainda de acordo com o secretário George Jardim, o grande volume de lixo recolhido nestes locais reflete o grande movimento de pessoas que se fez presente na praias da cidade durante as festa de réveillon e que o volume registrado está dentro dos padrões, já que calcula-se que cerca de 70 mil pessoas tenham passado pelas praias do município na virada do dia 31 para o dia 1º. Já no sábado (02), os trabalhos de limpezam voltaram a seguir em sua escala normal.

Réveillon com muitas luzes e samba no pé

A festa da virada de 2009 para 2010 lotou as areias da Praia dos Cavaleiros na noite do último dia 31 para 01º de janeiro.

Mesmo com um céu que anunciava uma chuva iminente, uma multidão vestida predominantemente de branco, como manda a tradição, disputava cada metro quadrado da areia da praia em busca do melhor ângulo para assistir à queima de fogos que saudou a chegada do novo ano.

Pouco antes da meia noite, a chuva deu uma trégua e durante cerca de 10 minutos, as luzes e os brilhos dos fogos iluminaram o céu da cidade, que teve como plateia cerca de 40 mil pessoas, entre moradores e turistas que não se intimidaram com o tempo ruim e se fizeram presente ao grande espetáculo de cores.

Logo após os abraços de confraternização entre familiares e amigos que escolheram a praia como o cenário para a entrada de 2010, foi a vez da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira entrar em cena para comandar a festa, com um show de cerca de duas horas de muito samba no pé.

A cena se repetiu na praça principal da Barra de Macaé, no Bar do Coco no Aeroporto, na Avenida Atlântica do bairro Lagomar, e no distrito de Glicério na região serrana, onde o público pôde assistir, respectivamente, aos shows da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Neguinho da Beija Flor, do cantor Sandro Martins e do cantor Tom Mello.

Praias lotadas em Cabo Frio

Turistas e moradores aproveitam dia de sol na cidade.
Cabo Frio recebe milhares de turistas nessa época do ano e a maioria deles vem a cidade com o objetivo de curtir a praia.
Com belíssimas paisagens, as praias estão entre as principais de todo estado e como todos os anos, elas ficam lotadas. Na manhã desta sexta-feira (1º) o sol colaborou, fazendo com que turistas e moradores da região fossem as praias do Forte, Conchas e Peró.
Mobilidade Urbana/Mactran comemoram resultados de 2009
Em 2009 muitos foram os desafios enfrentados pela gestão pública em Macaé, uma cidade que vive os reflexos de seu crescimento acelerado.
Um de seus maiores desafios foi o da mobilidade. Criar condições adequadas de circulação de veículos e pedestres, de acordo com a secretaria municipal de Mobilidade Urbana e Mactran, foi a principal preocupação das ações realizadas neste ano.
Uma das mais importantes vias da cidade, a Rodovia Amaral Peixoto, foi uma das que recebeu inúmeras intervenções. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, o resultado obtido com a atuação direta nesse corredor trouxe benefícios como aumento da segurança, diminuição das retenções e aumento da velocidade de tráfego.
- Em março alteramos o trânsito na ponte Ivan Mundim e em setembro iniciamos a operação no corredor, atuando intensivamente entre o São Marcos e Imboassica, os resultados foram tão positivos que logo estendemos a ação para a Barra de Macaé, revela Jorjão.
A tecnologia também foi uma grande aliada da mobilidade, a adoção de equipamentos conhecidos com Palm Tops, auxiliou agentes de trânsito e fiscais de transporte na fiscalização. Além disso, dois sistemas, Trânsito Online e o Tira Teima, foram outros dois ganhos para a população, o primeiro, por informar em tempo real as condições de tráfego na cidade e o segundo, por permitir aos condutores checar as autuações feitas por câmeras nos semáforos, que somente de julho ao início de dezembro contabilizou mais de 1.270 acessos.
O presidente da Mactran, Moisés Moreira, comemora as realizações em 2009. “Tivemos muitas dificuldades, muita demanda e pouco recurso para executar tudo que era preciso. Ainda assim, encerramos o ano com a certeza de que contribuímos positivamente para o dia a dia das pessoas e que no próximo ano outros desafios serão superados pela equipe dedicada da Mobilidade e da Mactran”, afirma, acrescentado que o trabalho ganhou reforço com a chegada de 44 novos auxiliares de trânsito.
O Programa Circulando no Trânsito recebeu reestruturação tanto no espaço físico quanto no conteúdo educacional, com o incremento de peças teatrais apresentadas por atores profissionais no Circo Escola. Cerca de 30 escolas das redes pública e particular foram atendidas, somando 3.702 crianças que receberam noções sobre cidadania, meio ambiente e segurança no trânsito. Transporte: Metrô Macaé, revisão de linhas e regulamentação foram pontos positivos em 2009 Uma das novidades para a população macaense foi o início dos estudos para a implantação do Metrô Macaé, também conhecido como VLT (veículo leve obre trilhos). O projeto aparece como uma das alternativas para o transporte público e conta com o apoio do Governo do Estado, pela secretaria de Estado de Transportes, Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Ferrovia Centro Atlântico (FCA). A assinatura do contrato de operação aconteceu em julho e o VLT já consta como uma das prioridades do governo municipal com previsão para inauguração em 2011. Para o secretário Jorjão Siqueira, o transporte tem sido uma das tônicas dos estudos da secretaria. Um grupo foi designado para revisar linhas e itinerários e, segundo ele, já no início de janeiro mudanças estão previstas a fim de trazer melhorias para o deslocamento dos usuários do Sistema Integrado de Transporte. Ainda de acordo com Jorjão, a regulamentação do transporte de carga pelo decreto 267, possibilitou o município ter condições de começar um ordenamento no tráfego de carretas que é intenso na cidade. “São mais de 700 veículos de grande porte que diariamente circulam por nossas ruas e até então não tínhamos nenhum instrumento de controle. A Lei 3.238/09 e o decreto foram essenciais para avançarmos nesse sentido”, ressalta. O secretário conclui dizendo que 2009 foi um ano de muito trabalho, mas, que 2010 será ainda mais intenso, pois, mobilidade urbana é um desafio não só para Macaé, mas para as cidades que vivem em constante desenvolvimento em diferentes lugares do mundo.
Para começar 2010 a todo vapor
Dois dias após o réveillon, os jogadores do Macaé Esporte já estão de volta ao batente.
Neste domingo (03) à tarde, o elenco fez uma atividade física na academia do Ginásio Municipal. A novidade foi o atacante Laio, que foi apresentado aos demais companheiros. Contratado por empréstimo junto ao Botafogo, o atleta assinou contrato com o clube até o final da Série C do Brasileiro.
Nesta segunda-feira (04), o trabalho será realizado em dois períodos. Pela manhã, novamente o treino acontece na academia do Ginásio Municipal. Já à tarde, a atividade comandada pelo técnico Toninho Andrade está marcada para o Estádio Expedicionário. No sábado (09), o time fará o seu terceiro jogo-treino da pré-temporada, desta vez contra o Boavista, no Estádio Eucyr Resende de Mendonça, em Bacaxá. A estreia do Macaé Esporte na Taça Guanabara, o turno do Campeonato Carioca, está prevista para o dia 16 de janeiro, contra o Botafogo. A partida deve ser realizada no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, em virtude das obras de remodelação do Cláudio Moacyr, que estão bem adiantadas. Alvianis e alvinegros estão no Grupo B, ao lado do Vasco, América, Friburguense, Madureira, Resende e Tigres do Brasil.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!