CIDADE
Festival de Frutos do Mar oferece pratos a preços populares até domingo, dia 29
Evento também conta com workshops gratuitos abertos ao público ministrados por chefs renomados
O novo formato do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras, iniciado na sexta-feira, dia 20, conquistou donos de restaurantes e público. Quinze estabelecimentos espalhados na cidade oferecem durante o evento, que termina neste domingo, dia 29, pratos degustação no valor de R$15. Também serão realizadas aulas gratuitas de gastronomia na sexta-feira e sábado, dias 27 e 28, no Iate Clube Rio das Ostras, no Centro, com chefs de cozinha renomados.
Também acontecem neste fim de semana workshops gratuitos abertos ao público com chefs reconhecidos em todo o país. Estão programadas para o dia 27, às 14h30, oficina com o chef Ramon Junior, do Esch Café (Rio); às 16h, com Marcones de Deus, do Emporium Pax (Rio); às 17h30, com Paquito, do Parador Valencia (Itaipava); às 19h, com Isaias Neries, do Parador Lumiar (Nova Friburgo).
No dia 28, às 14h30, Frederic Monnier, do Brasserie Rosário (Rio), abre a programação, seguido de Volkmar Wendlinger, da Casa da Suiça (Rio), às 16h e Conceição Neroni, do Peroni Gastronomia e Eventos e Restaurante Margutta (Rio), às 17h30. Os currículos dos chefs podem ser acessados no site da Prefeitura www.riodasostras.rj.gov.br.
Fazem parte do circuito gastronômico os restaurantes Acarajé do Rancho da Baiana, Altas Ondas Bar e Restaurante, Bacalhau do Barriga, Bartrô Bar e Bistrô, Cantina Buon Gustaio, Julien´s Bar e Restaurante, Mundi Gourmet, O Sirizão, Pizzaria La Mama, Ponto Tropical Bar e Restaurante, Restaurante Casa da Praia, Restaurante e Pizzaria Brasileirão, Restaurante Lá em Casa, Restaurante Peixe Frito e Restaurante Sansai.
SUCESSO- Segundo Paula Meireles, vice-presidente do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, que idealizou o novo formato do festival, o fato do evento ser espalhado nos restaurantes agradou público e empresários. “Todos acharam interessante a ideia de atender a clientela no próprio estabelecimento e ainda ter um prato com preço atrativo. Para o próximo ano, pensamos em manter o festival nos restaurantes e também na tenda em Costazul, ampliando ainda mais o seu alcance”, adiantou Paula.
O proprietário do Casa da Praia, Ginaldo de Souza, aprovou o formato diferenciado do festival. “Considero melhor que o público venha até nós para conhecer o atendimento, o ambiente e o entorno do estabelecimento”, diz Ginaldo, apontando para o belo cenário da Boca da Barra, onde fica o Casa da Praia. Ginaldo preparou para os dias do evento duas receitas degustação e, apenas no primeiro dia, 72 clientes pediram um desses pratos.
Quem foi aos restaurantes saborear o prato degustação, aprovou. “Escolhemos ir a um estabelecimento quando apreciamos a comida, mas também o ambiente. Achei que a combinação de Camarão VG com creme de abóbora e molho azedo foi muito feliz e deveria ficar no cardápio do Casa da Praia”, diz o funcionário público Marco Antônio Moura.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado, acredita que o próximo fim de semana irá superar o público do feriado. “O novo formato deu certo e acreditamos que iremos movimentar ainda mais a cidade no próximo fim de semana já que teremos as aulas públicas com os melhores chefs do país”, afirmou Alan.
O evento é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras e conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Piraquê e Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau.
I Passeio Ciclístico Ecológico de Rio das Ostras acontece neste domingo
Ciclistas também distribuirão panfletos de conscientização ecológica durante o evento
O I Passeio Ciclístico Ecológico de Rio das Ostras acontece neste domingo, dia 29, a partir de 8h. Cerca de 600 ciclistas sairão da Praia da Tartaruga e percorrerão parte da cidade até a Lagoa do Iriry e depois retornarão ao ponto de partida. Durante o trajeto, os ciclistas distribuirão folhetos educativos à população relacionados à preservação do meio ambiente.
Os inscritos receberão da organização no dia do evento uma camisa, um boné e uma garrafinha. Quem não se inscreveu também poderá acompanhar o grupo durante o trajeto. Segundo o organizador do passeio, Wiston Cardoso, o objetivo do trabalho é estimular a interação entre as pessoas.
“Esse evento é importante porque estimula a prática de esportes e a socialização que é fundamental, principalmente entre os jovens que estão muito conectados ao mundo virtual”, explica Cardoso.
Os alimentos arrecadados serão doados a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio das Ostras.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!